pub

Covid-19: Afinal, tempo médio de incubação do vírus pode ser superior a cinco dias, indica novo estudo

O período médio de incubação da covid-19 (tempo após o qual uma pessoa infectada começa a apresentar sintomas) pode chegar a 8 dias – período mais longo do que as estimativas anteriores de 4 a 5 dias. A conclusão sai de um novo estudo publicado, na sexta-feira, na revista científica Science Advances.

O método do novo estudo é fundamentado numa base de dados pública de datas de infecção. Os cientistas identificaram indivíduos pré-sintomáticos e monitorizaram-nos até à manifestação dos primeiros sinais de Covid-19, lê-se no resumo da publicação.

Ao utilizarem uma nova abordagem, os investigadores calcularam que o período médio de incubação era de 7,75 dias. Além disso, 10% dos doentes chegaram a apresentar um período de incubação de cerca de 14,28 dias.

Segundo os autores do estudo, os resultados devem preocupar as autoridades sanitárias, já que neste momento é esse o tempo recomendado de quarentena.

De acordo com a equipa de investigação, as estimativas anteriores de 4 a 5 dias basearam-se em “pequenas amostras”, “dados limitados” e “auto-relatos que poderiam ser enviesados pela memória ou julgamento do paciente ou entrevistador”.

No estudo actual, foi desenvolvida uma abordagem de baixo custo para estimar os períodos de incubação. Foi aplicada a 1084 casos confirmados de covid-19 que tinham viajado ou residido em Wuhan.

 

 

 

Ler Mais
pub

Comentários
Loading...