Covid-19. Aeroportos de Lisboa e Porto na lista dos destinos com alto potencial de contágio

Os aeroportos Humberto Delgado, em Lisboa, e Francisco Sá Carneiro, no Porto, estão localizados em áreas com elevado risco de transmissão do novo coronavírus. Esta é a conclusão de um estudo da Agência Europeia para a Segurança da Aviação (EASA, na sigla em inglês), consultado pelo “Diário de Notícias” (DN).

A EASA elaborou uma lista com mais de quatro dezenas de infraestruturas aeroportuárias situadas em regiões com alto potencial de contágio. O organismo baseou-se em dados da Organização Mundial da Saúde, do Centro Europeu de Prevenção e Controlo de Doenças e de outros institutos de saúde pública.

O estudo da EASA aponta 17 países com elevado risco de contágio: Afeganistão, Bangladesh, Bielorrússia, Chile, República Dominicana, Equador, Egito, Indonésia, Irão, Kuwait, Paquistão, Peru, Qatar, Arábia Saudita, Singapura, Turquia e Emirados Arábes Unidos.

Recorde-se que Portugal regista, pelo menos, 1.455 mortes associadas à Covid-19 e 33.592 infectados, segundo o boletim epidemiológico divulgado pela Direção-Geral da Saúde.

A 3 de Maio, Portugal entrou em situação de calamidade devido à pandemia, prolongada até 14 de Junho, depois de três períodos consecutivos em estado de emergência desde 19 de Março.

A nível global, a pandemia de Covid-19 já provocou mais de 389 mil mortos e infectou mais de 6,5 milhões de pessoas em 196 países e territórios. Mais de 2,8 milhões de doentes foram considerados curados.

A doença é transmitida por um novo coronavírus detectado no final de Dezembro, em Wuhan, uma cidade do centro da China.

Ler Mais


Comentários
Loading...