pub

Corrida ao exame de sangue que deteta vários tipos de cancro. Americana ganha escala e valoriza 29%

A Exact Sciences, foi a empresa do setor que mais cresceu desde março, depois do seu presidente-executivo ter revelado que a sua biópsia líquida detetava vários cancros numa só amostra de sangue, o que claramente abriu caminho para que a empresa de diagnósticos se tornasse um peso pesado na indústria.

As ações dispararam 29%, esta quinta-feira, num ciclo de subidas já das últimas sete semanas, precisamente a altura em que os resultados preliminares foram apresentados no Cowen’s Liquid Biopsy Summit.

Embora as descobertas sejam “ainda muito precoces” e a Exact Sciences tenha um longo caminho até trazer o teste para o mercado, o analista da Cowen, Doug Schenkel, citado pela ‘Bloomberg’, considera que se trata de uma evolução significativa.

A empresa sediada em Madison, Wisconsin, que atualmente comercializa o teste de fezes de Cologuard para detetar o cancro do cólon, “poderá estar mesmo bem posicionada para se tornar numa importante empresa no mercado de rastreamento de cancros por biópsia líquida”, escreveu Schenkel.

Destacando ainda que o CEO Kevin Conroy espera ser um ‘player’ dominante na deteção do cancro do cólon, bem como vários cancros através do revolucionário método da biópsia líquida, e já nos próximos cinco anos.

Os dados apresentados abrangeram seis tipos de cancro, incluindo os de fígado, pulmão, ovários e pancreático, e demonstraram uma sensibilidade geral de 86% e especificidade de 95%. Embora o teste tenha sido capaz de detetar cancros em estágio inicial, a administração reconheceu que as amostras tendiam a doenças posteriores e mais desenvolvidas.

A corrida para desenvolver e apresentar um exame de sangue que possa ser amplamente usado para detetar cancros precoces ou recorrentes em pacientes já tem um grupo de rivais.

Os concorrentes incluem Guardant Health, a Roche ’s Foundation Medicine e entidades apoiadas por capital de risco como Thrive Earlier Detection, Freenome e Caris Life Sciences, entre outras.

O potencial para rastreamento de cancro com base no sangue pelos rivais da Exact Sciences foi “visto como uma potencial ameaça ao posicionamento comercial de Cologuard”, sublinhou Schenkel.

O analista já tinha alertado que o mercado de exames de sangue que podem detetar cancro pode gerar até 130 mil milhões em receitas, só nos EUA.

Ler Mais
pub

Comentários
Loading...