O Governo do Reino Unido está a aconselhar a população a abastecer-se com itens essenciais como lanternas, alimentos enlatados e garrafas de água, como parte das medidas de preparação para emergências.
O vice-primeiro-ministro britânico, Oliver Dowden, revelou esta terça-feira um novo website institucional destinado a orientar a população sobre como se proteger de vários riscos, incluindo crises de biossegurança, inundações, cortes de energia ou uma nova pandemia.
O website “Prepare” incentiva as famílias a armazenarem água engarrafada, com um mínimo de três litros de água potável por pessoa por dia, sendo recomendado um total de 10 litros para níveis mais confortáveis, que permitam cozinhar e manter a higiene pessoal.
Além da água, as autoridades britânicas aconselham a armazenar alimentos não perecíveis que “não necessitem de cozedura”, como carne enlatada, legumes e frutas, bem como produtos para bebés e rações para animais de estimação, se necessário.
O site também recomenda incluir no kit de emergência um abre-latas, lanternas e rádios a pilhas ou de manivela, toalhitas húmidas e um kit de primeiros socorros.
Oliver Dowden sublinhou que estas medidas visam “proteções sensatas, não o armazenamento excessivo” e que o website oferece “informações práticas para que as famílias possam fazer essas preparações” para as ameaças listadas no registo nacional de riscos do governo.
Durante a Conferência de Defesa de Londres, Dowden destacou que “a resiliência começa em casa”. Uma sondagem realizada pela conferência revelou que apenas 15% das pessoas têm um kit de emergência em casa, e mais de 40% não possuem mantimentos tais como alimentos não perecíveis para três dias.
O novo website faz parte do esforço do Executivo inglês para garantir que o Reino Unido esteja mais preparado para as ameaças crescentes, desde desastres naturais e cortes de água a conflitos. No ano passado, introduziu um novo sistema de alerta de emergência que envia um som de alerta alto para os telemóveis se houver risco para a vida na área.
Uma fonte governamental mencionou que o novo website é parte da “maior revisão de resiliência em décadas”, que também incluirá novos treinos para deputados e um novo programa para permitir modelar o que aconteceria numa nova pandemia. Este programa envolverá milhares de pessoas a participar num exercício de pandemia de nível um no próximo verão.
O governo esclareceu que o aconselhamento não é uma resposta a uma crise imediata, mas sim uma medida preventiva para que a população esteja preparada, permitindo que o governo e os serviços de emergência se concentrem em ajudar os mais necessitados primeiro.
Kit de Emergência Recomendado pelo Website “Prepare”
- Lanterna a pilhas ou de manivela
- Power bank portátil
- Rádio a pilhas ou de manivela – para obter atualizações durante um corte de energia
- Pilhas de reserva – para lanternas, rádio e qualquer equipamento médico
- Kit de primeiros socorros – inclui pensos impermeáveis, ligaduras, termómetro, antisséptico, solução para lavagem ocular, pensos estéreis e luvas, fita médica e pinças
- Desinfetante para as mãos e toalhitas húmidas
- Água engarrafada – mínimo de 2,5-3 litros de água potável por pessoa por dia. 10 litros por pessoa por dia para conforto, permitindo cozinhar e higiene. Pode ser necessário mais para fórmula para bebés, dispositivos médicos e animais de estimação.
- Alimentos não perecíveis – carne enlatada, frutas, legumes (e um abre-latas), alimentos para animais de estimação
- Produtos para bebés – fraldas e leite em pó














