O Continente e a Automaise, especialista em soluções de Inteligência Artificial (IA), desenvolveram um Agente de Inteligência Artificial (AI Agent) com o objetivo de prestar apoio aos clientes Continente de forma imediata, eficaz e personalizada. “Mariana” é o primeiro assistente virtual nacional desenvolvido para uma cadeia de retalho alimentar com este nível de detalhe, personalização e linguagem natural, marcando um novo patamar na automação inteligente no setor do retalho em Portugal.
“Mariana” está disponível nos canais Continente Online e App Cartão Continente – ao serviço dos clientes do líder do retalho alimentar em Portugal, redefinindo o que se espera de uma assistente virtual. Autónoma e com um perfil pensado ao detalhe, “Mariana” não se limita a conversar com o consumidor: esta é uma assistente virtual que entende as necessidades dos clientes, executa e resolve. Desde a recuperação de cupões à consulta de informações relacionadas com encomendas, os processos são tratados de forma simples e eficaz, e a qualquer hora. Muito além do modelo tradicional de assistente virtual, “Mariana” foi criada pela Automaise e pelo Continente com base numa tecnologia inovadora, tratando-se de uma solução em evolução e que integrará novas funcionalidades ao longo dos próximos meses.
“A necessidade de escalar o atendimento ao cliente, mantendo um elevado nível de qualidade e personalização, foi o principal motor deste projeto. Queremos dar um nível de serviço de topo a todos os nossos clientes, mas nem sempre conseguíamos ter agentes disponíveis instantaneamente. A “Mariana” é uma evolução nesse sentido, anula a espera do cliente em muitas interações e isso faz com que estejamos mais próximos quando precisam do nosso apoio.”, explica Ricardo Graça Fernandes, Head of Customer Service da MC.
Desenhada para oferecer uma experiência conversacional fluída e natural, a assistente virtual está a reduzir o volume de contactos nos canais tradicionais, como a linha de apoio ou o formulário de contacto – aumentando a satisfação dos clientes, pela rapidez e clareza das interações.
“Com esta solução estamos a elevar o padrão da experiência digital no retalho, ao colocar tecnologia avançada verdadeiramente ao serviço dos consumidores — com inteligência, capacidade de execução e resultados desde o primeiro contacto.”, afirma Ernesto Pedrosa, CEO da Automaise.
Trata-se de um agente de IA que potencia a eficiência das operações e otimiza os recursos internos, uma vez que “Mariana” é uma assistente que funciona 24/7 e está, por isso, sempre disponível, além de proporcionar uma experiência autónoma ao consumidor na resolução de problemas.














