A The Navigator Company está a colaborar com diversas entidades na implementação do projeto de smart packaging GELA, um rótulo inovador à base de fibras de celulose que promete reduzir significativamente o tempo necessário para refrescar bebidas no frigorífico.
Desenvolvida pelo Laboratório Colaborativo AlmaScience, do qual a Navigator é um dos associados fundadores, a nova tecnologia GELA permite que as bebidas alcancem a temperatura ideal em apenas 12-15 minutos, um período cerca de 50% menor em comparação com os métodos convencionais, que enfrentam a baixa condutividade térmica do vidro.
A tecnologia e os seus protótipos estão a ser desenvolvidos no âmbito da Agenda “From Fossil to Forest”, financiada pelo Plano de Recuperação e Resiliência (PRR) e pelos Fundos Next Generation EU.
O consórcio, liderado pela The Navigator Company, inclui 27 parceiros de diferentes áreas, como o Laboratório Colaborativo AlmaScience e o RAIZ – Instituto de Investigação da Floresta e Papel, além do Grupo Superbock.
Com um investimento global de 103 milhões de euros, dos quais 80 milhões são destinados a Investimento Produtivo e 23 milhões a Pesquisa & Desenvolvimento, a Agenda Mobilizadora “From Fossil to Forest – Produtos de Embalagem Sustentáveis para Substituição do Plástico Fóssil” confirma e reforça o valor econômico da floresta de eucalipto para Portugal.
O projeto GELA representa um passo significativo na missão da The Navigator Company de criar valor sustentável e promover a bioeconomia, gerando um impacto positivo na sociedade, no clima e na natureza. Este compromisso está alinhado com a Agenda 2030 da empresa, que procura “Criar Valor com Responsabilidade”.













