A reunião de Conselho de Ministros de hoje, quinta-feira, vai ser palco da discussão sobre os moldes em que continua o regime de lay-off simplificado, um regime com o fim anunciado para o último dia deste mês de julho.
Depois de o Governo ter recuado e ter decidido prolongar este apoio, resta agora saber como vai funcionar. Segundo avança o ‘Expresso’, este apoio deverá cingir-se a empresas com quebras de faturação acima dos 75%, sem que contudo faça restrições quanto a setores de atividade específicos.
Já o valor em que se traduzirá este apoio ainda não está fechado e, segundo a publicação, tem sido o principal mote das conversas informais entre o Governo e os patrões.
Importa destacar que o critério de acesso que deverá ser anunciado é mais restritivo do que o atualmente em vigor, já que, desde março, todas as empresas com quebras de faturação superiores a 40% tiveram a possibilidade de aceder a este apoio.
A confirmar-se este cenário, o Governo vai surpreender as empresas já que, na semana passada, apesar da insistência para o prolongamento do regime simplificado, a ministra Ana Mendes Godinho deu o assunto por concluído, reforçando que o lay-off excecional que vigorou durante os últimos meses terminaria e como substituto entraria a nova forma de apoio que visa apenas apoiar a retoma progressiva da atividade das empresas.



