Conselheiro científico francês confessa-se chocado: “França pode estar à beira dos 100 mil casos diários”

A França poderá estar à beira de atingir os 100 mil casos diários de infeção por Covid-19, ou seja, o dobro do último balanço oficial, alerta o professor Jean-François Delfraissy, presidente do conselho científico que faz recomendações ao Governo francês no que à pandemia diz respeito.

“Há provavelmente mais do que 50 mil casos por dia. No comité científico, estimamos que andamos por volta dos 100 mil casos por dia”, afirmou o epidemiologista, em entrevista à RTL.

O chefe do Conselho Científico considera a situação “crítica”, e assume estar chocado com a “brutalidade” da situação da França nos últimos 10 e 15 dias.

Com mais 116 mortes, o número de mortos até agora aumentou 34.761. Os internamentos são 12.176, com 1.816 destes pacientes nos cuidados intensivos.

As camas dos Cuidados Intensivos estão quase esgotadas, segundo avançou este domingo, Aurelien Rousseau, chefe da Agência Regional de Saúde da Ile-de-France, à rádio Franceinfo.

“Neste momento, estamos com 67% das camas dos cuidados intensivos ocupadas por pacientes Covid-19”, disse Rousseau, acrescentando que de quarta-feira até ao fim de semana, a ocupação média duplicou.

O responsável deu ainda nota de que a taxa de positividade para o vírus está a aumentar diariamente, nas áreas fora da região de Paris, registando-se taxas de até 20%, ou uma em cada cinco pessoas com teste positivo.

Neste momento, o país está a avaliar se toma medidas mais restritivas para combater a pandemia, sendo que já está em vigor o recolher obrigatório nas grandes cidades, incluindo Paris.

O país registou no domingo um novo máximo de casos diários de infeção pelo novo coronavírus, com 52.010 infeções. Este máximo foi atingido pelo segundo dia consecutivo, já que, no sábado, as autoridades de saúde francesas já tinham detetado 45.422.

Desde o início da pandemia, França registou 1.138.507 casos, o quinto país com maior número de casos no mundo.

Ler Mais

Comentários
Loading...