Connect Portugal junta profissionais portugueses além-fronteiras

Há uma nova comunidade que junta portugueses de alto potencial a viver e trabalhar no estrangeiro. Chama-se Connect Portugal e tem como objectivos ligar o talento nacional e alavancar a imagem do País no mundo. Tudo para dar resposta a desafios como a fuga de talento.

Inês Santos Silva, fundadora da rede, explica que a ideia começou a crescer quando estava a viver em Zurique em 2011. «Senti em primeira mão o quão difícil é ligarmo-nos a outros portugueses no estrangeiro, mas também o valor que dessas ligações pode surgir», conta, acrescentando que foi percebendo, à medida que ia viajando, como seria importante uma comunidade como a Connect Portugal.

Trata-se de uma rede que fomenta a construção de relações entre jovens fora de Portugal e o apoio destes profissionais, através do seu know-how, competências e rede de contactos, a startups e empreendedores. A Connect Portugal destina-se a pessoas entre os 20 e os 40 anos, com perfil de liderança nas suas áreas.

Boston, Berlim, Basileia e Berlim são as cidades onde a rede já está presente, prevendo-se a expansão para Paris, Nova Iorque e São Paulo. Cada cidade corresponde a um hub com um embaixador local.

«Todos têm óptimas impressões acerca do talento português; esta é a conclusão a que cheguei após ter passado por vários países nos últimos anos. No entanto, nós portugueses – mesmo vivendo na mesma cidade – acabamos por, muitas vezes, nem nos conhecer, quanto mais partilhar experiências e ajudarmo-nos», comenta João Oliveira, embaixador da comunidade em Berlim. “A Connect Portugal pode ter esse papel importante», conclui.

Artigos relacionados
Comentários
Loading...

Multipublicações

Marketeer
WPP vende 60% da Kantar
Automonitor
Ensaio: Mercedes-AMG A 35 4MATIC – Genes desportivos