Para além de uma questão estética, a limpeza da casa de banho é uma tarefa fundamental na higiene doméstica, principalmente quando se trata da sanita.
Embora seja verdade que nenhuma divisão da casa deva ser negligenciada, esta em particular assume especial importância pois é uma área que precisa de ser desinfetada com frequência, apontou o jornal espanhol ‘El Economista’. Felizmente, longe de precisar de usar aqueles produtos químicos encontrados no supermercado, as redes sociais fizeram renascer aqueles truques de limpeza que as nossas avós usavam, que são incrivelmente eficazes.
Para limpar a sanita, apenas necessitamos de alguns artigos, curiosamente utilizados na cozinha, mas que também encontram o seu lugar no mundo da limpeza: o sal grosso e o bicarbonato de sódio.
Porquê usar sal e bicarbonato de sódio para limpar a casa de banho
A combinação destes dois ingredientes não é uma coincidência; juntos, formam um poderoso desinfetante. Por um lado, o sal grosso atua como um abrasivo natural, dissolvendo o calcário e outros resíduos de sujidade na sanita. Já o bicarbonato de sódio é ideal para eliminar odores desagradáveis e bactérias.
Para implementar este método de limpeza profunda, misture 250 gramas de sal grosso, mais 250 gramas de bicarbonato de sódio e cerca de 25 colheres de sopa de vinagre branco. Depois de verter a mistura na sanita, o ideal é espalhá-la uniformemente sobre a superfície e deixá-la atuar durante a noite. No dia seguinte, basta adicionar água a ferver para remover quaisquer impurezas e resíduos da mistura e puxar o autoclismo.
Pode ainda adicionar algumas gotas de limão , que deixa a sanita com um aroma fresco e potencia a ação desinfetante. Quanto à frequência, é importante lembrar que a consistência é melhor do que a limpeza excessiva, por isso, os especialistas em higiene recomendam praticá-la de duas em duas semanas, ou pelo menos uma vez por mês. Tudo depende da frequência com que vai à casa de banho e de quantas pessoas vivem na casa.














