Conheça Maxim Oreshkin, o “arquiteto” do contra-ataque económico de Putin ao ocidente

A “operação militar especial” desencadeada pelo Kremlin sobre a Ucrânia teve um grande impacto económico sobre a Rússia, e cedo surgiu a necessidade de evitar o default do país e reerguer um rublo que estava em queda.

Para intervir sobre a manutenção da economia russa entrou em cena Maxim Oreshkin, assessor económico de 40 anos de Vladimir Putin. Oreshkin foi o arquiteto do contra-ataque económico de Putin ao ocidente, e também o criador da medida de pagamento do gás em rublos aos países do ocidente.

A ‘Bloomberg’ aponta-o como um membro-chave do círculo íntimo de Putin sobre política económica. O ex-banqueiro da unidade russa do Société Générale SA, está agora a usar a sua experiência ocidental para atenuar o impacto das sanções.

O contra-ataque do Kremlin ajudou a evitar danos económicos no país, tendo o rublo recuperado das suas perdas iniciais para os níveis mais altos já registados.

A estratégia do rublo por gás fez aumentar a procura da moeda russa e a abertura de contas especiais no banco detido pela Federação russa, o Gazprombank. “Considero positivo o efeito de usar o esquema de rublos por gás”, disse Oreshkin à Bloomberg, recusando-se a comentar sobre seu papel em criá-lo.

Maxim Oreshkin também ajudou a elaborar planos para limitar as consequências das sanções aquando da exclusão dos bancos da Rússia do serviço de mensagens financeiras SWIFT.

Mas nem ele foi imune às sanções, tendo o ocidente apontado que as suas políticas económicas servem à máquina de guerra do Kremlin.

A equipa de tecnocratas de Oreshkin inclui o vice-governador do Banco da Rússia, Alexey Zabotkin, e o vice-ministro das Finanças, Vladimir Kolychev. Todos eles trocaram as suas carreiras em credores europeus por um período no banco de investimento estatal VTB Capital, tendo posteriormente abandonado o setor provado para se dedicarem a construir a fortaleza financeira de Putin.

Ler Mais


Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.