Confiança russa em Putin cai para o mínimo de 2024 devido a incursão ucraniana em Kursk

Última sondagem do Levada Center foi realizada pouco mais de duas semanas após a incursão da Ucrânia na região de Kursk, que apanhou Moscovo de surpresa

Francisco Laranjeira
Agosto 30, 2024
14:44

A confiança da população russa no presidente Vladimir Putin caiu para um nível recorde este ano, segundo uma sondagem publicada esta quinta-feira pelo Levada Center da Rússia, uma organização de pesquisas sediada em Moscovo.

A sondagem, conduzida entre os dias 22 e 28 de agosto – por entre a incursão ucraniana na província russa de Kursk – a 1.619 adultos russos, apontou que 45% dos entrevistados garantiram que confiam no presidente russo, um número de três pontos percentuais do que em julho, e o valor mais baixo desde outubro de 2023, salientou o site de investigação russo ‘Agentstvo’.

A última sondagem do Levada Center foi realizada pouco mais de duas semanas após a incursão da Ucrânia na região de Kursk, que apanhou Moscovo de surpresa. Kiev lançou a sua ofensiva relâmpago a 6 de agosto e rapidamente conquistou mais território em Kursk do que Moscovo capturou na Ucrânia desde o início de 2024.

De acordo com o site ‘Agentstvo’, a perda de confiança russa em Putin é devido à incursão ucraniana, salientou Denis Volkov, diretor do Levada Center. “Uma questão em aberto geralmente sempre mostra uma volatilidade muito maior”, destacou: já a publicação apontou, no passado dia 22, que o ataque blindado da Ucrânia em Kursk prejudicou a imagem geral de Putin, citando um aumento de comentários negativos e críticos de russos nas redes sociais.

Partilhar

Edição Impressa

Assinar

Newsletter

Subscreva e receba todas as novidades.

A sua informação está protegida. Leia a nossa política de privacidade.