Como vai a popularidade de Biden quase 100 dias após a tomada de posse?

Joe Biden aproxima-se de um marco importante das suas funções enquanto presidente dos Estados Unidos da América: está quase a assinalar 100 dias após a tomada de posse. Resta saber se as suas decisões até agora têm colhido o parecer favorável da população que o elegeu ou não.

De acordo com a edição norte-americana da revista Forbes, Joe Biden tem conseguir manter taxas de aprovação estáveis, apesar da situação de pandemia e da crise económica em que o país mergulha. Regista, aliás, níveis de popularidade melhores do que aquelas que o seu antecessor apresentava pela mesma altura.

A taxa de aprovação de Joe Biden apresenta uma média de 53,1% nos 85 dias que compõem a sua presidência, segundo dados da FiveThirtyEight, atingido os 60% na semana de 9 a 12 de abril. Por outro lado, Donald Trump rondava os 40% nesse mesmo período, quando ocupava a Sala Oval.

Além disso, enquanto a popularidade de Donald Trump foi decrescendo à medida que as primeiras semanas de presidência avançavam, o mesmo não acontece com Joe Biden, que tem conseguido manter-se entre os 53 e os 55%.

Dos últimos seis presidentes dos EUA, apenas Donald Trump teve uma taxa de aprovação inferior a Joe Biden nos 85 dias de exercício de funções, embora George W. Bush e Bill Clinton tenham passado por pouco: 54,2% e 53,4%, respetivamente.

Quanto a Barack Obama, a Forbes indica que a taxa média de aprovação fixava-se nos 60,7% chegado ao 85.º dia na Casa Branca, estando entre os melhores. George H. W. Bush (59,1%) e Ronald Reagen (67,6%) também fazem parte da lista dos presidentes mais populares no período equivalente.

A mesma publicação lembra que os presidentes beneficiam, tradicionalmente, de um “período de lua de mel” durante os primeiros 100 dias, mas que o cenário pode mudar de figura logo depois. Barack Obama, por exemplo, tinha uma taxa de aprovação de cerca de 61% no 100.º dia, mas baixou para os 49% no dia 365, ou seja, após um ano da tomada de posse.

Ler Mais

Artigos relacionados
Comentários
Loading...