Como deixar de dormir no sofá para ser um CEO de sucesso? Elon Musk tem cinco dicas

Elon Musk é uma das pessoas mais ricas do mundo, no entanto o fundador da SpaceX e CEO Tesla confessa que já teve de dormir num escritório por não ter dinheiro para arrendar um apartamento, tendo inclusive de partilhar o computador com o irmão. Assim, o milionário deixou, em entrevista à imprensa internacional, cinco dicas para jovens que se queiram tornar num CEO de sucesso.

Procure a paixão que o consegue fazer levantar-se de manhã

Embora Elon Musk seja um empresário de sucesso, o CEO da Tesla confessa que adora engenharia e resolver problemas técnicos, de tal modo que o seu projeto Space X nasceu, sobretudo, da necessidade de resolver um problema que não abandonava a cabeça do multimilionário: “Como reduzir o custo das viagens ao Espaço”?

De tal forma o “imperador de marte” investiu neste assunto que desde então já conseguiu reduzir até 10 vezes a despesa de uma viagem aeroespacial.

Não tenha medo de pensar em grande

Em várias entrevistas, o empresário já confessou que grande parte do seu engenho e da sua visão do mercado adveio sobretudo das influências que sentiu ao ler bastantes livros, enquanto estava na África do Sul.

Por norma, as pessoas achavam as ideias de Musk “um sonho impossível”. Hoje, o empresário está cada vez mais próximo do seu objetivo máximo: “Que terra forme marte”, um ideal que alimentou a fundação da Space X.

Os riscos fazem parte de todos os projetos. Assuma-os

Este é um tema consensual entre vários CEO do mundo. É importante “sair da zona de conforto e correr os riscos necessários”. Como já lembrou em várias entrevistas, Musk passou “por um período, onde estive completamente endividado, ao ponto de precisar da ajuda dos meus amigos para pagar as contas”.

Aprenda a ser isento a críticas

Para Elon Musk “o importante é focar-se naquilo em que acredita, sem prestar muita atenção aos outros”. Na sua biografia, o CEO confessa que muitos o colocaram “debaixo de fogo”, quando contou que queria cofundar a Tesla e fundar a Space X, “mais tarde todos perceberam que eu estava certo”, conclui.

Não desperdice dinheiro

O alto executivo aconselha os jovens CEO e líderes empresariais a serem cuidadosos ao gastar dinheiro das suas empresas. Por exemplo, Elon Musk insiste que os empresários não devem gastar todo o dinheiro de uma entidade em publicidade. Afinal, como lembra o “imperador de marte”, “um bom produto ou um bom serviço não precisa de muita publicidade, porque facilmente se torna conhecido”.

Ler Mais


Comentários
Loading...