Cinco passos para desenvolver soluções de IA responsáveis na sua empresa

A inteligência Artificial (IA) tem assumido cada vez mais um papel preponderante na atividade das empresas. A empresa portuguesa Visor.ai  apresenta cinco passos a ter em conta para criar soluções de IA de forma responsável.

Nas palavras de Consiglieri, cofundador da Visor.ai, “aquilo a que chamamos Responsible AI é um modelo que procura documentar como é que uma empresa que desenvolve tecnologia de inteligência artificial, o pode fazer de uma forma ética e legal, para que, caso haja algum problema, haja também uma atribuição de responsabilidade”.

 

1- Humanizar o automático

Segundo a startup portuguesa, é importante ter em conta as necessidades do utilizador final que não procura uma experiência 100% automática e valoriza a interação humana. Assim, sugere a criação de soluções de IA que não procurem automatizar todas as interações, sobretudo as mais complexas que possam necessitar de triagem e intervenção humana.

 

2- Tornar IA compreensível

A um certo ponto no processo de desenvolvimento é expectável que haja a necessidade de explicar o funcionamento da solução a vários stakeholders. Assim, esta explicação deve ser pensada e diferenciada para cada um deles, sendo que um investidor não terá o mesmo nível de conhecimento de programação do que um developer, por exemplo.

 

3- Ser ciberseguro

É fundamental apostar em medidas de cibersegurança no código que barrem a entrada de possíveis hackers, dado que é o suficiente que estes alterem alguma resposta predeterminada a uma interação para induzir o utilizador final em erro.

 

4- Usar data responsável

Para aumentar a precisão da IA é necessário uma grande quantidade de dados. “Tendo em conta a implementação de medidas como o RGPD – Regulamento Geral sobre a Proteção de Dados, é crucial criar soluções de IA tendo por base dados recolhidos de forma responsável, e por isso de forma consensual”, explica a empresa.

 

5- Incentivar a transparência

Tal como se deve ter em conta os inputs de todos os membros da empresa durante este processo, também se deve garantir que estes estão informados sobre o impacto que o IA deverá ter no seu posto de trabalho.

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