Cimeira em Praga: Josep Borrell promete construir uma “nova ordem sem a Rússia”

Encontro arranca esta quinta-feira em Praga, com representantes de 44 países da Europa.

Pedro Zagacho Gonçalves

Começou esta quinta-feira a primeira cimeira da Comunidade Política Europeia (CPE), em Praga, que junta líderes de países da União Europeia (UE) com outros 17 países (num total de 44) , incluindo vários que pretendem juntar-se ao bloco europeu, como a Ucrânia ou a Turquia, ou o Reino Unido, único país a sair da UE.

O encontro terá como um dos pontos-chave o isolamento internacional da Rússia, no seguimento da invasão da Ucrânia, assegura Josep Borrel, chefe da diplomacia da EU e um dos responsáveis pelo encontro. “Este encontro é uma forma de procurar uma nova ordem sem a Rússia. Não significa que queremos excluir a Rússia para sempre, mas esta Rússia, a Rússia de Putin, não tem assento”, esclareceu Borrell à Reuters.

A reunião inaugural do grupo da CPE, idealizado pelo presidente francês Emmannuel Macron, é vista pela comunidade internacional como uma mostra de solidariedade entre os vários países de um continente afetado por diversas crises, como a de segurança e socioeconómica, decorrentes Guerra na Ucrânia. É também um momento de união entre vários países europeus. “Desde o Reino Unido ao Azerbaijão, do Cáucaso ao Mar do Norte, do Báltico ao Mediterrâneo. Todos os que podem chamar-se europeus estão aqui, para mostrar uma divisão clara entre europeus e a Rússia”, adiantou Borrell.

“Este é o sinal que queremos mandar, que infelizmente não conseguimos construir uma nova ordem de segurança com a Rússia. A Rússia está isolada… Não têm assento, todos os outros estão cá”, resumiu Borrell no arranque do encontro.

Outros temas a dominar a primeira cimeira da CPE serão o ‘travão’ nos preços dos combustíveis fósseis e na subida dos preços da energia, que estão a deitar por terra os esforços da recuperação económica após a recuperação económica pós-pandémica.

Continue a ler após a publicidade
Partilhar

Edição Impressa

Assinar

Newsletter

Subscreva e receba todas as novidades.

A sua informação está protegida. Leia a nossa política de privacidade.