
Cidade Gucci: Marca de luxo cria experiência virtual e veste avatares no Metaverso
Depois de outras iniciativas esporádicas dentro do universo Roblox, a marca de luxo Gucci decidiu fazer uma incursão mais permanente no mundo virtual com a criação da Gucci Town (Cidade Gucci traduzido para português).
“Estamos a experimentar o Roblox há anos e, em maio de 2021, revelamos a primeira experiência imersiva com o tema Gucci: o Gucci Garden. Durante apenas duas semanas, os visitantes [20 milhões] tiveram a oportunidade de passear num ambiente virtual”, explicou Nicolas Oudinot, Vice-Presidente executivo de novos negócios da Gucci e CEO da Gucci Vault.
Agora a aposta é definitiva. A Gucci criou um espaço dentro do Roblox, a Gucci Town, que possui um jardim central que conecta a várias áreas, incluindo um espaço para minijogos, um café e uma loja virtual onde os jogadores podem comprar equipamentos virtuais Gucci para o seu avatar Roblox.
“O ponto de partida ao projetar a experiência sempre foi a comunidade. Fiel a isso, visualizamos os desenvolvimentos futuros com um diálogo aberto entre a Gucci e os visitantes recorrentes. Criadores de conteúdo e talentos da comunidade Roblox irão colaborar neste projeto”, sublinhou Oudinot em entrevista ao ‘The Verge’.
Enquanto os visitantes realizam as várias atividades da Gucci Town, são recompensados com as GG Gems, uma “moeda” que podem utilizar para comprar power-ups e itens virtuais da Gucci.
“A função da moda sempre foi antes de mais simbólica, capacitando os indivíduos a expressarem-se e projetarem as suas identidades. Num ambiente digital baseado na co-presença dos utilizadores, há uma fonte de oportunidades para aqueles que partilham a nossa mentalidade, pois a estética é crucial para que os indivíduos criem a sua persona digital, refletindo o seu gosto, as suas ambições e os seus horizontes visuais muito além da limitação do mundo físico”, disse Nicolas Oudinot à ‘WWD’.