Cidadãos alemães estão cada vez mais anti-europeus, revela sondagem: só 29% acreditam haver mais vantagens por estar na UE

Inquérito conclui também que apenas os inquiridos espanhóis e polacos pareciam satisfeitos por fazerem parte da UE. As opiniões estavam divididas em Itália e na Áustria, enquanto em França o clima permanecia firmemente “anti-europeu”, refere o relatório

Francisco Laranjeira
Maio 29, 2024
13:05

A opinião pública na Alemanha mudou contra a União Europeia em 2023, segundo aponta esta quarta-feira uma sondagem da seguradora Allianz, isto numa altura em que falta pouco mais de uma semana para as eleições para o Parlamento Europeu, refere a agência ‘Reuters’.

No inquérito realizado a 6 mil pessoas em vários grandes membros da UE, o Allianz Pulse 2024 conclui que, depois de anos a ser “pró-europeu”, apenas 29% dos inquiridos na Alemanha viam mais vantagens do que desvantagens em estar na UE. “A reversão da tendência é óbvia”, salienta a seguradora. A diferença entre a proporção de inquiridos alemães que viam mais vantagens e a proporção daqueles que viam mais desvantagens era de menos 2,9%, afirma.

O inquérito conclui também que apenas os inquiridos espanhóis e polacos pareciam satisfeitos por fazerem parte da UE. As opiniões estavam divididas em Itália e na Áustria, enquanto em França o clima permanecia firmemente “anti-europeu”, refere o relatório.

De longe, a preocupação mais importante entre os entrevistados na sondagem, que abrangeu as opiniões dos cidadãos sobre questões políticas e económicas e as suas perspetivas, foi o crescimento económico, sendo que a transformação verde pouco importava para a maioria das pessoas.

Partilhar

Edição Impressa

Assinar

Newsletter

Subscreva e receba todas as novidades.

A sua informação está protegida. Leia a nossa política de privacidade.