China testa sistemas de segurança ADAS em 36 carros: Tesla surpreende e houve quem não acertasse uma

Para o teste, o órgão de comunicação social da China fechou uma autoestrada e registou em vídeo como 36 carros enfrentaram 15 cenários de condução difíceis de resolução até para condutores humanos

Automonitor
Julho 30, 2025
17:27

Surpresa na China. O site automobilístico especializado ‘Dongchedi.com’ conduziu um teste aos sistemas ADAS (sistemas de assistência à condução) a 36 carros, incluindo Teslas, veículos chineses e americanos.

Para o teste, o órgão de comunicação social da China fechou uma autoestrada e registou em vídeo como 36 carros enfrentaram 15 cenários de condução difíceis de resolução até para condutores humanos. Em causa está o comportamento do sistema ADAS – e não o da direção autónoma – em 15 simulações da realidade, tão realistas como momentos em que o carro em teste era cercado por outros carros conforme enfrentou o ‘susto’, o carro a ser desviado, obras a fechar a sua faixa e até mesmo um javali a atravessar a via.

Para surpresa dos organizadores — e talvez de muitos profissionais —, muitos carros falharam miseravelmente (foram registadas 216 colisões). Muitos não conseguiram lidar com qualquer uma das situações. Pode ver o vídeo aqui.

Quase metade falhou em situações de direção urbana, em velocidades mais baixas e menos perigosas. O problema sério com uma falha no ADAS, que deve intervir quando o condutor parece sobrecarregado pela situação, é que esta provavelmente leva a um acidente. E enquanto houver falhas, a direção autónoma está fora de questão.

Se um javali cruzar na sua frente, é difícil evitá-lo quando viaja a 130 km/h; apenas o Tesla Model 3 (mas não o Model Y) conseguiu evitar a colisão.
A surpresa veio da Tesla. Não apenas porque está a avançar com o seu robotaxi, mas também porque está a fazê-lo sem LIDAR, um sistema de iluminação a laser usado para detetar o problema e considerado essencial por outros fabricantes. A Tesla afirmou que radar e vídeo são suficientes para que o carro entenda a situação, tome uma decisão e a execute. Embora um Tesla 3 tenha falhado em alguns testes, o Model X só falhou em dois de 15 (e num deles, curiosamente, o Model 3 “barato” teve um desempenho correto).

Muitos carros chineses populares, mesmo vendidos na Europa e em Portugal, só conseguem passar no teste (uma figura de linguagem, já que apresentam problemas em metade dos casos). Outra deceção foi o carro mais badalado, o Xiaomi, que falhou miseravelmente, assim como vários modelos da BYD e o Mercedes Classe C.

O megateste, embora enorme em tamanho e complexidade, não poderia ser realizado em condições de chuva ou neblina (impossível de ser reproduzido de forma idêntica), o que levaria a um número ainda maior de erros.

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