Chegam hoje a Portugal 25 menores provenientes dos campos de refugiados gregos

O primeiro grupo de 25 menores não acompanhados vindos de campos de refugiados na Grécia chegam esta terça-feira, dia 7 de Julho, estando já prontas as instalações da Cruz Vermelha Portuguesa onde vão ser acolhidos, segundo o Governo.

“Portugal receberá no próximo dia 7 de Julho o primeiro grupo de 25 menores não acompanhados provenientes do Afeganistão, Egito e Irão. A Cruz Vermelha Portuguesa tem as instalações prontas e já foi contactada a equipa que recebeu entretanto a formação adequada”, disse na passada quarta-feira a ministra Mariana Vieira da Silva.

Segundo a governante, Portugal irá acolher até 500 crianças não acompanhadas, “reconhecendo a sua especial vulnerabilidade no contexto actual vivido pelos refugiados na Grécia e respondendo positivamente aos apelos de solidariedade”. A data de chegada dos próximos grupos será definida após este primeiro acolhimento.

Mariana Vieira da Silva adiantou ainda, na sua intervenção inicial que, “para garantir uma maior eficácia no acolhimento e integração de requerentes e beneficiários de protecção internacional”, o Governo “aprovará nas próximas semanas a constituição de um grupo operativo”, coordenado pelo Alto Comissariado para as Migrações (ACM), Serviço de Estrangeiros e Fronteiras (SEF) e pelo Instituto de Segurança Social (ISS), “de modo a criar um sistema único para acompanhar todos os requerentes ou beneficiários de protecção internacional na sua integração”.

pub

Comentários
Loading...