CGTP-IN apresenta esta tarde Política Reivindicativa para 2023 e promete intensificar ações de luta no imediato

Em cima da mesa vão estar a análise da atual situação política, económica e social e apresentar conclusões da reunião

Francisco Laranjeira
Setembro 8, 2022
7:45

A CGTP-IN (Confederação Geral dos Trabalhadores Portugueses — Intersindical Nacional) vai promover, esta quinta-feira, a partir das 17h30, uma reunião do Conselho Nacional.

Em cima da mesa vão estar a análise da atual situação política, económica e social e apresentar conclusões da reunião, das quais se destaca a apresentação da Política Reivindicativa para 2023 e os contornos da intensificação da ação reivindicativa e as ações de lutas a desenvolver no imediato.

O pacote das medidas recentes do Governo, garantiu a CGTP-IN, em comunicado, “não responde aos problemas estruturais que o país enfrenta e é muito insuficiente para resolver as dificuldades do dia a dia com que os trabalhadores e pensionistas estão confrontados”.

A CGTP criticou o plano “que deixa intocáveis os lucros das grandes empresas e grupos económicos e financeiros, que não reverte a brutal transferência de rendimentos do trabalho para o capital em curso no presente ano e que não resolve o agravamento das desigualdades”.

Para a intersindical, a insuficiência das medidas é notória “desde logo, na atribuição de uma prestação única de 125 euros para cada pessoa com rendimento bruto mensal até 2.700 euros”, garantiu, realçando que “este valor, que é insuficiente para compensar as perdas de rendimento acumuladas nos primeiros 10 meses deste ano, poderá aliviar o mês de outubro, mas negligencia que as necessidades dos trabalhadores e suas famílias não são pontuais, mas permanentes”.

Partilhar

Edição Impressa

Assinar

Newsletter

Subscreva e receba todas as novidades.

A sua informação está protegida. Leia a nossa política de privacidade.