Cerca de 80% das metrópoles vão enfrentar desastres climáticos a médio e longo prazo

Os impactos das alterações climáticas já se fazem sentir em várias regiões do globo e os alertas continuam a chegar de toda a parte. Um relatório divulgado pelo jornal científico “Plos One”, que analisa as 520 maiores cidades do mundo, diz que cerca de 80% das metrópoles vão enfrentar desastres climáticos a longo e médio prazo.

Lisboa e Funchal poderão vir a registar temperaturas semelhantes às que se assinalam atualmente em Casablanca, ao passo que o Porto poderá daqui a 30 anos ter um clima similar ao de Caracas, segundo o estudo científico. Também Ponta Delgada poderá vir a ter temperaturas como as que se registam hoje em Quito.

Também Madrid poderá registar temperaturas semelhantes às que se assinalam atualmente em Marraquexe, enquanto Estocolmo poderá ter um clima similar ao de Budapeste. Já a capital russa poderá ter daqui a 30 anos temperaturas como as que se registam hoje em dia na capital búlgara.

Em média, as temperaturas deverão subir até 3,5 graus no Verão e 4,7 graus no Inverno nas cidades europeias. Estima-se ainda que várias metrópoles venham a ser atingidas também por períodos de seca em 2050. Cidades que se encontram, neste momento, nas zonas temperadas e frias no hemisfério norte vão ter um clima semelhante a cidades mais próximas do Equador, conclui o estudo.

Em declarações ao “The Guardian”, os investigadores alertam que «cerca de um quinto das cidades mundiais vão enfrentar consequências ao nível das alterações climáticas nunca antes vistas”. Será o caso de Singapura, Jacarta ou Kuala Lumpur.

Tom Crowther, fundador do Crowther Lab, que liderou esta investigação, é perentório: «São condições ambientais que nunca experienciámos em nenhum lugar do mundo. Isso significa que haverá novos desafios políticos, novos desafios ao nível das infraestruturas que nunca verificámos antes. Não estamos preparados para isto. Responder às alterações climáticas tem que começar de forma a se minimizar o seu impacto».

Ler Mais

Artigos relacionados
Comentários
Loading...