Centeno diz que este é “em muitos anos, o mais qualificado Conselho de Administração do Banco de Portugal”

Na tomada dos novos membros da administração do Banco de Portugal, que teve lugar no ministério das Finanças, esta terça-feira, o governador Mário Centeno afirmou que este é “o mais qualificado Conselho de Administração do Banco de Portugal”, no seu discurso.

“Este conselho chega no melhor momento. Um momento do desafio do combate à inflação, que hoje volta a estar nos holofotes dos decisores. A independência dos bancos centrais, consagrada formalmente ao longo das últimas décadas, é vista como a chave para o sucesso no controlo da inflação”, sublinhou ainda.

O governador salientou igualmente que esta administração “à imagem do país” é um conselho com “uma paridade de género, como nunca existiu no Banco”.

De seguida apontou que a estabilidade financeira resulta de um equilíbrio geral que “necessita de todos”, sendo que segundo o governador “passa pelas famílias, pelas empresas e pelo Estado. Nenhum regulador, nenhum supervisor, nenhum Governo consegue esse desiderato isoladamente numa economia liberal, de mercado e democrática como a nossa”.

Por fim, Centeno deixou um voto de confiança aos novos membros, que acredita que irão compor um conselho de administração que “exercerá o cargo com responsabilidade, aberto à sociedade e ao escrutínio público”.

Recorde-se que entraram ao serviço neste dia na administração do regulador Clara Raposo e Luís Máximo dos Santos (reconduzido) como vice-governadores e ainda os administradores Francisca Guedes de Oliveira (professora na Católica Porto Business School), a atual diretora do Departamento de Mercados do BdP, Helena Adegas, e Rui Pinto, vindo da Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM).

Tal como salientou o governador a administração do regulador bancário acaba agora de crescer de cinco para sete elementos, aumentando também o número de elementos femininos com duas administradoras e uma Vice-Governadora.

Pode rever a cerimónia de tomada de posse, bem como o discurso de Mário Centeno, no canal de Youtube do Governo.

Ler Mais



loading...

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.