A Católica Porto Business School e a MDS uniram forças com o Lycée Français International de Porto para lançar o projeto ShiftED – Educação Muda o Futuro, um programa inovador que visa preparar os jovens para os desafios do mercado de trabalho de amanhã.
A iniciativa envolve também parceiros como Google, XPENG (Salvador Caetano) e Konica Minolta, e será dinamizada ao longo do próximo ano letivo em todos os ciclos de ensino, com foco em competências como inteligência artificial, sustentabilidade, inovação social e literacia financeira.
Concebido pela agência CoCreating LAB, o projeto aposta numa abordagem interativa que junta alunos, famílias, empresas e especialistas, aproximando o ensino da realidade empresarial.
“Este projeto nasce da convicção de que é fundamental aproximar o ensino do mundo empresarial, através de experiências formativas inovadoras e alinhadas com as tendências globais. Acreditamos que investir na educação é preparar as novas gerações para os desafios e oportunidades do futuro – e é esse o caminho que escolhemos seguir”, afirma João Rangel Vieira, Diretor Geral de Tecnologia da MDS e CEO da Solutions 360.
Para Sofia de César Machado, Vice-Presidente do Lycée Français International de Porto: “A formação de futuros profissionais de excelência passa, inevitavelmente, por dotá-los de literacia digital e tecnológica. Esta preparação não é apenas uma vantagem competitiva, mas uma necessidade absoluta para garantir a sua adaptação e protagonismo num futuro cada vez mais moldado pela IA.”
Para Andressa Vieira, Fundadora do CoCreating LAB, “o projeto ShiftED tem como finalidade preparar os alunos para um mercado profundamente moldado pela evolução digital, uma economia mais verde e regenerativa e um mercado de trabalho interconectado, que terá na base uma sociedade financeiramente consciente, com maior empatia, colaboração e inovação social”.
Segundo o Future of Jobs Report do World Economic Forum, 65% das crianças de hoje trabalharão em profissões que ainda não existem. A transição digital e sustentável deverá criar 170 milhões de empregos e eliminar 92 milhões até 2030. Áreas como ciência de dados, cibersegurança e economia verde são apontadas como motores de transformação e crescimento do mercado de trabalho global.














