Católica, Cascais e Parque Eduardo VII: o programa das visitas do Papa para esta quinta-feira

Logo às 9 horas, o Papa vai estar presente na Universidade Católica Portuguesa, onde se vai encontrar com jovens universitários, com a presença do presidente da Assembleia da República, Augusto Santos Silva

Francisco Laranjeira
Agosto 3, 2023
6:00

O Papa Francisco chegou ontem a Lisboa e para esta quinta-feira espera-se um dia preenchido na agenda de Sua Santidade.

Logo às 9 horas, o Papa vai estar presente na Universidade Católica Portuguesa, onde se vai encontrar com jovens universitários, com a presença do presidente da Assembleia da República, Augusto Santos Silva. Estarão presentes perto de 7 mil pessoas, na sua maioria estudantes, mas também personalidades, nacionais e internacionais, do mundo académico, artístico, da sociedade civil e da Igreja Católica.

Mariana Craveiro, em representação do Centro Regional do Porto, Beatriz Lisboa, pelo Centro de Braga, Tomás Virtuoso, pelo Centro de Lisboa, e Mahoor Kaffashiam, estudante iraniana que frequenta a universidade ao abrigo do Fundo Social Papa Francisco, “criado no ano em que a UCP completou 50 anos e para poder responder ao acolhimento de refugiados e receber estudantes”, foram os estudantes escolhidos para entregar ao Papa Francisco um manifesta como um compromisso para o futuro.

O Santo Padre vai também benzer a primeira pedra do novo edifício da Universidade Católica Portuguesa, situado do lado norte do atual campus na Palma de Cima, entre a Azinhaga das Galhardas e a Avenida Lusíada.

A partir das 10h40, vai visitar a sede da Scholas Occurrentes, em Cascais. Na Escola Conde Ferreira, o Sumo Pontífice vai visitar um projeto de inclusão pedagógico desenvolvido por José María del Corral, que usa a arte, a tecnologia e o desporto para promover a inclusão social. Em declarações à ‘TSF’, o coordenador do Scholas Occurrentes em Portugal referiu que a visita do Papa é um estímulo e uma responsabilidade. “Estou completamente feliz, e, mais uma vez, muito agradecido pela confiança sempre próxima de nós. Para nós, é uma forma de continuar a fazer isto, de continuar entusiasmados, de continuar com esperança de que provavelmente estamos a tentar fazer uma mudança real na nossa cultura”, indicou Francisco Martin.

O coordenador adiantou que está a ser preparado um projeto para ser apresentado ao Papa: a “Vida Entremundos”, que “tenta ser uma síntese do que nós fazemos nas escolas e que tem a ver com tentar criar uma cultura de encontro, reunindo jovens de diferentes realidades e religiões”.

A partir das 17h45, vai decorrer a cerimónia de acolhimento da Jornada Mundial da Juventude. Com a presença do presidente da Assembleia da República, Augusto Santos Silva, na ‘Colina do Encontro’, no Parque Eduardo VII.

Partilhar

Edição Impressa

Assinar

Newsletter

Subscreva e receba todas as novidades.

A sua informação está protegida. Leia a nossa política de privacidade.