Campanhas de vacinação contra a covid-19 devem aplicar lições aprendidas com a poliomielite, sublinha OMS

A Organização Mundial de Saúde (OMS) sublinhou a necessidade de as campanhas de vacinação contra a covid-19 seguirem as lições aprendidas com o programa de vacinação contra a poliomielite no Sudeste Asiático, que conseguiu erradicar a doença há dez anos.

Segundo a diretora-regional da OMS para o Sudeste Asiático, Poonam Khetrapal, os países dessa parte do mundo estão a fazer esforços sem precedentes para proteger as suas populações vulneráveis da covid-19 através da vacinação. No entanto, a OMS considera que esse esforço deveria ser global.

A Indonésia lançou a vacina contra o novo coronavírus esta quarta-feira e a Índia vai iniciar um dos maiores programas de imunização do mundo a partir de 16 de janeiro, enquanto outros países da região vão começar, em breve, as suas campanhas.

A OMS reiterou que vacinas seguras e eficazes podem fazer a diferença se forem acessíveis a todas as populações vulneráveis em todos os países do mundo, e não apenas em alguns, de modo a atingir a imunidade de grupo.

A Organização Mundial de Saúde trabalha com todos os governos no planeamento e implementação de campanhas de vacinação, colocando a sua rede de profissionais no Bangladesh, Índia, Indonésia, Mianmar e Nepal, o que, neste caso, foi fundamental para o programa de erradicação da poliomielite. Assim, a agência apela que sejam seguidas as lições aprendidas com a erradicação da poliomielite.

Além desta estratégia, a OMS assegurou que o envolvimento e a participação da comunidade é crucial para combater a pandemia, sublinhando a importância em cumprir as regras de higiene sanitária e a adesão das pessoas às vacinas contra a covid-19.

A agência da ONU apelou também as autoridades sanitárias de todos os países a continuarem as disposições básicas de saúde pública, incluindo testes, identificação, rastreio e isolamento dos casos, e ainda tratamento dos doentes para evitar a propagação descontrolada do vírus.

Ler Mais

Comentários
Loading...