Camilla afinal vai mudar de título após a coroação do rei Carlos III de Inglaterra

Foi um dos últimos desejos da rainha Isabel II antes de morrer, mas vai vigorar durante pouco mais tempo, pelo menos até à coroação de Carlos III como rei. Desde que morreu a antiga rainha inglesa, Camilla passou a ter o título de Rainha Consorte, mas isso irá mudar em breve.

Pedro Zagacho Gonçalves

Foi um dos últimos desejos da rainha Isabel II antes de morrer, mas vai vigorar durante pouco mais tempo, pelo menos até à coroação de Carlos III como rei. Desde que morreu a antiga rainha inglesa, Camilla passou a ter o título de Rainha Consorte, mas isso irá mudar em breve.

Com a coroação da Carlos III a 6 de maio deste ano, Camilla passará a ter o titulo oficial de ‘Rainha’ (sem a partícula ‘consorte’), segundo revela fonte interna do palácio de Buckingham ao Daily Mail

Antes da sua morte, em setembro do ano passado, a rainha Isabel Ii tinha anunciado o seu “sincero desejo” de que Camilla passasse a ser conhecida como Rainha Consorte, “por continuar o ser serviço leal”.

Mas segundo fonte do Palácio de Buckingham, correm rumores de que se está a considerar retirar o titulo “pesado e incómodo” de Rainha Consorte, substituindo-o pelo mais simples ‘Rainha’.

“Há uma visão no Palácio de que ‘Rainha Consorte’ é um título um pouco pesado e incómodo, e por isso será mais simples que a Camilla seja conhecida simplesmente por Rainha, quando chegar a altura certa”, relata a fonte.

Continue a ler após a publicidade

“A Sala de Leitura é um exemplo disso. Sua Majestade é, afinal de tudo, rainha”, acrescenta a mesma fonte, referindo-se à associação de caridade de Camilla, que anteriormente de chamava a Sala de Leitura da Duquesa da Cornualha, mas a semana passada mudou de nome para a Sala de Leitura da Rainha, sem a partícula Consorte.

“O Príncipe Filipe era Príncipe Consorte oficialmente, mas não era conhecido assim. A Rainha seria, claro, à mesma Rainha Consorte para que o Palácio não possa parar quem lhe queira chamar Sua Majestade, se assim quiser”, comenta-se nos corredores de Buckingham.

Os responsáveis pelo Palácio estão a olhar para o passado para exemplo. A mulher do rei Jorge VI, Elizabeth Bowles-Lyon era conhecida como Rainha Consorte, mas passou a Rainha quando o marido foi coroado. Mais tarde, com a morte do rei, passou a ser Rainha Isabel a Rainha Mãe, altura em que a filha, Isabel II, subiu ao trono.

Continue a ler após a publicidade
Partilhar

Edição Impressa

Assinar

Newsletter

Subscreva e receba todas as novidades.

A sua informação está protegida. Leia a nossa política de privacidade.