Esta terça-feira pode tornar-se histórica em alguns pontos do país, em particular a região norte de Portugal: as temperaturas extremas vão levar os termómetros para valores máximos de entre 41 graus (Minho e vales do Douro Litoral) e 45 graus (nos vales de Trás-os-Montes). O resto do país não se ‘fica a rir’: no Interior Centro e Sul as temperaturas andarão entre 40 e 42 graus, uma vaga de calor que já se prolonga há mais de 10 dias.
Segundo o IPMA, para esta terça-feira, conte com “tempo quente, com céu pouco nublado ou limpo apresentando períodos de mais nebulosidade na faixa costeira da região Sul”, além de “vento em geral fraco predominando do quadrante leste, tornando-se do quadrante oeste durante a tarde, soprando por vezes moderado (até 30 km/h) nas terras altas” – espere também, “neblina ou nevoeiro em alguns locais da faixa costeira”.
Assim, os cinco distritos mais a norte de Portugal continental estão desde segunda-feira sob aviso vermelho, o máximo, devido à persistência de valores extremamente elevadas da temperatura máxima, indicou o Instituto Português do Mar e da Atmosfera. O aviso para Bragança, Porto, Vila Real, Viana do Castelo e Braga vai prolongar-se até às 18 horas de hoje, quando será substituído por aviso laranja (no caso de Vila Real e Bragança), e amarelo nos restantes casos.
Além do aviso vermelho, todos os restantes distritos do país estão sob aviso laranja até às 18 horas desta terça-feira, com exceção do de Beja, que estará a amarelo, e Faro, que volta a ser o único distrito do continente sem qualquer aviso.
O vento vai, segundo o site ‘Luso Meteo’, soprar ocasionalmente de oeste/sudoeste, com algumas rajadas, o que potencia ainda mais o risco de incêndio – esta terça-feira será provavelmente o dia mais complicado do ano nesse aspeto -, em especial no Centro e Sul do país.
Por último, haverá alguma poeira em suspensão, o que, em conjunto com o fumo dos fogos florestais, vai tornar a qualidade do ar muito má – prejudicando principalmente os mais vulneráveis (pessoas com doenças respiratórias, idosos).
Vejamos o que dirão os termómetros nas capitais de distrito hoje:
Viana do Castelo – entre 17 e 34 graus
Braga – entre 18 e 41 graus
Bragança – entre 20 e 39 graus
Vila Real – entre 21 e 39 graus
Aveiro – entre 16 e 27 graus
Viseu – entre 20 e 39 graus
Guarda – entre 21 e 35 graus
Castelo Branco – entre 23 e 40 graus
Coimbra – entre 19 e 35 graus
Leiria – entre 16 e 32 graus
Santarém – entre 19 e 39 graus
Portalegre – entre 24 e 37 graus
Lisboa – entre 22 e 35 graus
Setúbal – entre 18 e 33 graus
Évora – entre 20 e 41 graus
Faro – entre 20 e 29 graus
Ponta Delgada – entre 20 e 26 graus
Funchal – entre 20 e 26 graus.














