Vila do Conde Porto Fashion Outlet: «Somos o único outlet premium da região Norte e Galiza»
No Norte de Portugal e na Galiza há um espaço comercial com grande notoriedade e que tem apresentado resultados consolidados fruto de um forte investimento e estratégia de mercado.
O Vila do Conde Porto Fashion Outlet tem tido muitas marcas interessadas em entrar no centro, assim como as já existentes a quererem aumentar a sua área de loja, o que são «excelentes indicadores que nos dão confiança para avançar com este projecto, cumprindo a nossa ambição de sermos um destino de referência, permitindo-nos trabalhar o espaço de uma forma diferente e trazer uma vivência nova que consideramos necessária para criar o destino de compra a que nos propomos», como refere Jorge Pinto Fernandes, Portugal Business Director da VIA Outlets.
Para além do reconhecimento do espaço, também o reconhecimento de Portugal como um mercado muito importante por parte dos investidores, não só pelos resultados e caminho já feitos, como pelo potencial do País, que é revelado pelo crescimento de marcas premium a instalarem-se em Lisboa e no Porto.
CRESCIMENTO
O Vila do Conde Porto Fashion Outlet integrou o portefólio de centros da VIA Outlets em 2017, juntando-se ao Freeport Lisboa Fashion Outlet adquirido no final de 2014.
Em 2020, investiram 13 milhões de euros numa remodelação profunda, para uma experiência elevada, num ambiente mais acolhedor e moderno. Houve ainda espaço para a entrada de novas marcas, espaços de restauração e zonas lounge melhoradas.
Em 2023 anunciaram um novo investimento, de 30 milhões de euros, para a expansão do centro, adicionando 10 000 m2 num projecto com um espaço com muita luz natural, áreas verdes e jardins, reforçando a presença do elemento água. As obras já iniciaram e prevê-se que terminem no último trimestre de 2025.
Após a anterior remodelação, com uma harmonização estética do espaço e do edifício, o centro tem vindo a assistir ainda à entrada de novas marcas, que representam um esforço conjunto no sentido da concretização de uma grande transformação do centro», admite Jorge Pinto Fernandes.
No total, no último ano e meio, o Vila do Conde Porto Fashion Outlet contou com a abertura de 20 novas lojas e, ainda, com a estreia de quatro novos espaços na área da restauração. Houve também nove marcas que apostaram na remodelação dos seus espaços e sete grandes marcas que aumentaram a sua área de loja, demonstrando a confiança no projecto. A mais recente aquisição foi a Starbucks em Julho deste ano.
Para Jorge Pinto Fernandes, todo este trabalho consolida a estratégia dos 3 R’s – Remerchandising, Remodeling e Remarketing – que, em conjunto, significam um elevar da experiência global de todos os que visitam o centro, pelo espaço, decoração, qualidade e oferta de marcas.
Além disso, tem uma excelente localização. A zona de influência do centro, à qual chamam de catchment area, inclui a área metropolitana do Porto e principais centros urbanos circundantes, chegando a incluir a região da Galiza em Espanha.
EXPERIÊNCIA
O segmento dos outlets é o que mais tem crescido entre os grandes espaços comerciais. Neste sentido, no Vila do Conde Porto Fashion Outlet a aposta passa por uma experiência única e de qualidade, que também orienta os seus planos de expansão. «Trabalhamos com marcas parceiras de renome e de enorme qualidade que, por si, são já um atractivo, mas todo o foco que temos na construção de uma experiência de visita muito inspirada na hotelaria, completa a estratégia, que culmina numa experiência de visita muitíssimo positiva. Os nossos visitantes podem vir atraídos pelos preços outlet, mas regressam também pela experiência que tiveram», destaca.
O projecto de expansão está no centro da estratégia da VIA Outlets para a melhoria da experiência de compra, não apenas pela expansão em área, que permitirá ter mais marcas parceiras e outras marcas a expandir a sua área de loja, mas também pela criação de um roteiro de visita diferenciador, com espaços renovados e uma nova área de restauração diferente do habitual.
O VIA Outlets está actualmente a colaborar com o gabinete de arquitectura L35, parceiro que esteve dedicado à anterior remodelação do centro, com a criação de espaços naturalmente luminosos, com jardins e áreas com maior presença do elemento aquático, para uma vivência e experiência mais aberta e agradável.
Neste sentido, seguem a estratégia Beautifully Local em todos os centros do grupo VIA Outlets, através da qual resgatam elementos de tradições locais para a arquitectura do espaço.
«No caso do Vila do Conde Porto Fashion Outlet temos a sorte e o orgulho de estar inseridos numa região muito rica e com muitas tradições como é o caso das cidades de Vila do Conde e do Porto, onde a arquitectura é única, e existe uma forte presença cultura relacionada com o mar. Tentamos trazer para dentro do centro essa beleza», admite Jorge Pinto Fernandes.
Por exemplo, contam com três grandes instalações artísticas, que pendem do tecto – grandes estruturas de ferro e cetim vermelho, iluminadas a partir de luzes LED. Trata-se de “Memórias do Mar”, obra de arte contemporânea criada por Cristina Rodrigues que é uma homenagem ao concelho de Vila do Conde e à sua tradição marítima. Tem ainda uma componente sonora, criada pelo músico e compositor Manuel Faria, para aprofundar a experiência de quem se cruza com as obras numa visita ao centro, com sons do universo marítimo.
Nesta experiência, a sustentabilidade tem também um papel importante. Na VIA Outlets, a estratégia de sustentabilidade começa no próprio conceito de outlet, pois trata-se de um espaço onde colecções passadas têm continuidade. Para além disso, têm uma estratégia de sustentabilidade definida e clara, baseada em quatro pilares-chave de actuação: Edifícios Sustentáveis; Consumidores Conscientes; Participação dos Stakeholders e Comunidades Resilientes.
O centro Vila do Conde Porto Fashion Outlet, aliás, foi um dos centros com a mais recente recertificação BREEAM, com nível máximo, que o coloca no top 10 de edifícios comerciais melhor classificados a nível internacional. Este reconhecimento tem por base projectos para a gestão de resíduos e energia renovável e também iniciativas como a preservação da biodiversidade (com a protecção e abrigo de morcegos da região), ou a poupança de água, com a recolha da chuva para utilização nos WC.
MERCADO
O Vila do Conde Porto Fashion Outlet tem vindo a trabalhar no reforço do segmento premium, e é neste que se querem consolidar, através da oferta, dos serviços e da experiência para o cliente.
Admitem que a selecção dos parceiros é feita com este critério, no sentido de trazer marcas de qualidade, valorizadas pelos visitantes nacionais e internacionais.
«Somos hoje o único outlet premium da região norte e Galiza. Pela proximidade a Galiza fica naquilo que consideramos ser a nossa área de influência. No que diz respeito ao turismo, as nacionalidades mais fortes são as europeias, com Espanha e França na liderança, mas os turistas extracomunitários têm estado a crescer. Por exemplo, e olhando para os dados tax free, cresceu mais de 30%», explica.
Olhando para o futuro, admite estarem, nesta fase, totalmente focados no projecto de expansão do centro, que irá adicionar 10 000 m2, ocupados por 31 novas lojas e quatro novos espaços de restauração, e com a criação de cerca de 300 postos de trabalho directos.
A sustentabilidade também faz parte do novo projecto, e está integrada em todos os aspectos da gestão, sobretudo, num projecto desta relevância. Desde os materiais utilizados à eficiência energética, passando pelo respeito pela tradição local, pela inspiração na arquitectura local e inclusão de espaços verdes, mas também ao nível do bem-estar, proporcionando aos visitantes espaços confortáveis e luminosos.
No que diz respeito à evolução da oferta, com uma estratégia focada na atracção de mais marcas premium, desejadas pelo mercado nacional e de turismo, que permitirão continuar a manter a ambição de ser um destino incontornável de compras na região Norte e Galiza.
>> Jorge Pinto Fernandes, Portugal Business Director da VIA Outlets
Este artigo faz parte do Caderno Especial “Grandes Espaços Comerciais”, publicado na edição de Agosto (n.º 221) da Executive Digest.