TAP Air Cargo aposta na eficiência e em soluções para os clientes

A TAP Air Cargo utiliza o hub estratégico de Lisboa e também o aeroporto do Porto para trazer carga de toda a Europa, para enviar para destinos nas Américas e Africa e trazer carga das Américas e Africa para enviar para destinos asiáticos, europeus e africanos.

O mundo enfrentou recentemente uma pandemia que mudou todo o sector dos transportes e logística, que criou novas necessidades de transporte de carga e mostrou de forma mais clara as dependências de cada sector, obrigando todas as empresas a superarem-se. Mesmo com o rescaldo desta crise, muitas empresas têm-se adaptado, crescido e viabilizado o crescimento económico do nosso País.
A TAP Air Cargo enfrentou um primeiro desafio com a pandemia. Foi a área de Carga da TAP que respondeu à altura quando o País precisou, com urgência, de produtos e medicamentos para enfrentar a Covid-19. Depois desta fase, nos últimos dois anos a TAP Air Cargo tem vindo a colocar muito foco no processo digital. Estamos focados na transformação digital e na automatização dos processos da Carga desde o acto da reserva até ao momento em que a carga está no destino final para levantamento e continuamos a desenvolver produtos que vão ao encontro das necessidades dos nossos clientes em verticais específicos, como, por exemplo, as indústrias de Pharma e Automotive.
No caso do Pharma o nosso portefólio actual de fornecedores (soluções para pharma activo, passivo) permite-nos dar a melhor solução logística para qualquer pedido e em qualquer origem. E para o automotive criámos dois produtos distintos: um serviço Priority e um serviço Fast-Track para garantir a prioridade e dar a urgência que este produto merece.
Isto, porque a missão da TAP Air Cargo é a de prestar sempre um serviço de confiança na recolha, transporte e entrega de mercadorias e encomendas nos aviões da TAP e parceiros, em tempo útil e adequado a cada necessidade, e sempre a preços competitivos. Claro que o foco da TAP Air Cargo é o transporte aéreo, mas não ficamos por aí. Conseguimos conciliar vários modais de transporte, dependendo do que é pedido pelos nossos clientes: conciliamos o aéreo com o marítimo, o aéreo com o terrestre, e esperamos em breve conciliar o aéreo com o ferroviário. O foco da nossa equipa é o de criar soluções logísticas mais eficientes e rápidas para os nossos clientes.
A TAP Air Cargo utiliza o HUB estratégico de Lisboa e também o aeroporto do Porto para trazer carga de toda a Europa, para enviar para destinos nas Américas e Africa e trazer carga das Américas e Africa para enviar para destinos asiáticos, europeus e africanos. Actualmente, a carga aérea portuguesa contribui com cerca de 18% para o nosso negócio global, porém os mercados estratégicos da TAP Air Cargo, em destinos como Luanda, New York, Maputo, São Francisco, Chicago ou São Paulo que são os preferidos pelos exportadores nacionais, não esquecendo também a carga doméstica que enviamos de e para os Açores e Madeira. Temos nove voos diários para o Funchal, três voos diários para Ponta Delgada e dois voos diários para a Ilha Terceira e estas ligações fazem da TAP Air Cargo a melhor opção de transporte para as ilhas.
Como exemplo, podemos referir que a TAP Air Cargo é responsável pela chegada de 90% da fruta aérea aos supermercados portugueses. No caso da manga, muitas vezes é colhida num dia e no outro já está em Portugal para que o importador a retire do aeroporto e possa entrar na cadeia de distribuição.
Mas não ficamos por aqui. A TAP Air Cargo também oferece soluções charter para cargas urgentes, com soluções logísticas que podem minimizar o impacto negativo de uma possível rotura de stocks.
Em 2023, já enfrentámos várias mudanças aduaneiras, em termos de transmissão de informação via electrónica para diversas alfandegas, por exemplo Brasil, alfândegas europeias e alfândega americana e a TAP Air Cargo tem sido uma referência de boas práticas, agilizando o processo logístico de levantamento.
A busca constante dos clientes da logística por melhor serviço e mais informação faz-nos melhorar na produção de informação, na evolução e na modernização de processos para conseguirmos oferecer sempre a melhor solução e a mais eficiente e sustentável. Cada desafio para nós é uma oportunidade de ser uma Companhia de referência.

Este artigo faz parte do Caderno Especial “Logística e Transportes”, publicado na edição de Setembro (n.º 210) da Executive Digest.






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