Schindler: Segurança e fiabilidade
O Grupo Schindler move diariamente mais de mil milhões e meio de pessoas em todo o mundo.
O Grupo Schindler é uma referência mundial em mobilidade urbana e transporte vertical. Desenha, fabrica, instala e procede à manutenção e modernização de elevadores, escadas e tapetes rolantes em todo o tipo de edifícios. Os ascensores Schindler são projectados para atenderem às necessidades de mobilidade de uma ampla variedade de sectores, desde habitações a empresas, dos centros comerciais aos aeroportos. As suas soluções de mobilidade urbana transportam diariamente mais de mil milhões e meio de pessoas em todo o mundo. Actualmente, estão presentes em mais de 100 países e contam a nível mundial com mais de 70 mil colaboradores. A Schindler está em Portugal desde 1948, sendo que, em 2012, a Schindler Portugal e a Schindler Espanha uniram-se sob a denominação Schindler Ibéria.
DIFERENCIAÇÃO
As soluções para cada edifício têm características altamente padronizadas, como outras totalmente personalizadas. Já as escadas rolantes alcançaram um nível de qualidade e perfeição que é uma garantia na segurança e na protecção do ambiente. A orientação para o cliente é outros dos factores distintivos. A empresa tem um forte e firme compromisso com a qualidade e uma atenção inflexível à segurança. Por isso, os valores estão subjacentes a tudo o que fazem e são fundamentais para manter a posição dominante na indústria da mobilidade. O objectivo passa sempre por oferecer um valor inigualável e, para isso, tem de acrescentar qualidade e performance a todos os edifícios em que trabalham e de estar preparados para fazer com que os edifícios do futuro, ainda mais complexos, funcionem melhor.
Os maiores desafios com que a Schindler se confronta prendem-se com a responsabilidade e a capacidade de adaptação no sector em que opera. Para se manter na vanguarda da inovação e da qualidade, aposta numa linha de produtos susceptíveis de obter classificação “A”. Esta classificação é a mais elevada em eficiência energética e resulta da utilização de tecnologia de recuperação de energia. Por isso, ter uma classificação “A” aumenta o valor do imóvel no mercado actual e melhora consideravelmente as condições de conforto para os utilizadores. Outro factor que diferencia a Schindler relaciona-se com o facto de todos os projectos serem tratados de uma forma customizada e única, de maneira a encontrar as melhores soluções a instalar em imóveis existentes e a sua viabilidade, tendo em atenção os mínimos detalhes.
TECNOLOGIA E INOVAÇÃO
A empresa conta com uma longa tradição de desenvolvimento de soluções de mobilidade inovadoras, incluindo a primeira patente de sempre para elevadores sem casa de máquinas. A tecnologia Schindler PORT revoluciona a ciência da optimização do fluxo de tráfego num edifício oferecendo simultaneamente um serviço personalizado e controlo dos acessos. Com esta tecnologia, o sistema de Gestão de Tráfego de Pessoas, o único requisito dos viajantes é simplesmente comunicar a sua identidade e o destino pretendido num Terminal PORT. A Tecnologia PORT trata do resto, planificando e executando uma viagem sem interrupções, utilizando uma rota optimizada concebida para terminar o mais rapidamente possível.
Relacionado com o digital, a Schindler Ahead Conecta é a marca digital do Grupo Schindler. Trata-se de um sistema de atendimento remoto de avarias que se baseia na monitorização contínua dos equipamentos e que evita uma deslocação de forma desnecessária reduzindo as emissões de CO2. Todos esses progressos em sustentabilidade e eficiência andam de mãos dadas com a inovação tecnológica da Schindler, que aplica a digitalização, a conectividade, o Big Data e a Internet das Coisas (IoT) nos seus equipamentos para convertê-los em dispositivos inteligentes, capazes de optimizar a movimentação de pessoas em edifícios e, portanto, reduzir o desperdício de energia.
Hoje em dia, os edifícios estão a crescer, são mais altos e mais largos, e desenvolvem-se muito mais rapidamente. Para responder a estas exigências cada vez mais acentuadas em termos de prazos de montagem, a Schindler fornece também o método de montagem de elevadores mais rápido até à data: o revolucionário sistema de montagem robótica, Schindler R.I.S.E. Isto é, pela primeira vez na história, um robô pode executar as etapas de montagem de forma autónoma, proporcionando muitos benefícios, incluindo a montagem segura e de alta qualidade de elevadores.
SUSTENTABILIDADE
Por outro lado, ao se falar em Sustentabilidade é relevante mencionar que a Schindler está comprometida em alcançar zero emissões de gases de efeito de estufa até 2040. Os objectivos de redução de emissões da empresa baseiam-se em critérios científicos que foram aprovados pela iniciativa Science Based Targets (SBTi), que ajuda as empresas a estabelecerem as suas metas, com vista a um aumento máximo da temperatura global de 1,5°C.
A meta estabelecida para o ano de 2030 envolve uma redução de 50% nas emissões de gases com efeito de estufa das suas actividades, com base nos dados de 2020. Isto inclui emissões directas, conhecidas como emissões de âmbito 1, que no caso da Schindler provêm principalmente da sua frota de veículos, dos edifícios e processos que fazem parte das suas operações. Integram-se aqui também as emissões indirectas, ou emissões Scope 2, que surgem das suas compras de energia e climatização dos espaços. Por fim, a Schindler está também a trabalhar para reduzir as emissões da sua cadeia de valor, âmbito 3, em 42%.
Deste modo, a empresa reformulou toda a produção, de modo a obter níveis de Sustentabilidade elevados durante todas as fases de desenvolvimento dos produtos, realizando avaliações do ciclo de vida dos componentes para uma melhoria contínua da rentabilidade e disponibilidade do equipamento. A aposta está na interligação entre digitalização e descarbonização para, em conjunto, se moldem as cidades do futuro, proporcionando uma mobilidade urbana inteligente e sustentável. Ou seja, cada nova geração dos produtos Schindler proporciona maior eficiência energética e de recursos.
Neste sentido, os equipamentos de transporte vertical mais inteligentes são capazes de gerir o tráfego de pessoas num edifício com o intuito de distribuir os fluxos de passageiros de forma mais apropriada, reduzindo as viagens desnecessárias e, consequentemente, a utilização de energia. Do mesmo modo, é possível activar modos ECO, que reduzem o consumo do equipamento quando o fluxo de pessoas é menor, e existem também ferramentas regenerativas capazes de recuperar parte de energia investida na movimentação dos sistemas.
Por exemplo, os ascensores mais recentes são 30% mais eficientes em termos de energia do que os seus antecessores imediatos. Para edifícios existentes, existem soluções de retrofit que permitem melhorar significativamente a eficiência energética do ascensor ou escada rolante original, limitando a necessidade de uma substituição total.
Por outro lado, empresas como a Schindler já fabricam estes dispositivos com 80% de materiais recicláveis no caso de elevadores e 90% no caso de escadas rolantes. Isto é apenas parte do esforço que se tem vindo a fazer com a missão de serem cada vez mais sustentáveis, que se reflecte também no processo de fabrico do equipamento, onde cada detalhe é cuidadosamente pensado para minimizar o impacto sobre o ambiente. Do mesmo modo, todo o ciclo de vida do equipamento é também analisado e são estudadas em profundidade formas de melhorar o seu desempenho ambiental e energético.
Este artigo faz parte do Caderno Especial “Mobilidade urbana/smart cities”, publicado na edição de Julho (n.º 208) da Executive Digest.