Samsung: Líder em inovação
«Sem dúvida que ficamos muito satisfeitos por obter este reconhecimento, que é nada mais do que fruto do trabalho que temos vindo a desempenhar, tanto na área de Mobile como na área de TV», afirma Cláudia Rodrigues, Head of Marketing and Communications da Samsung em Portugal, à Executive Digest. Esta responsável acredita que há sempre espaço para inovar e para aperfeiçoar, de forma a servir os consumidores com os melhores produtos e serviços, e assume o compromisso de continuar a trabalhar de forma a continuar a ter a confiança dos portugueses.
«Além disso, estamos inseridos numa indústria que é bastante dinâmica, evolutiva e competitiva, e, por isso mesmo, é muito gratificante alcançar estes resultados. Da nossa parte, o compromisso e foco continuará a passar por trabalhar de forma a manter a nossa posição de liderança», acrescenta Cláudia Rodrigues.
O facto de se manterem fiéis aos valores e ao compromisso é a peça-chave para que queira sempre ir mais longe. É com esta filosofia que a Samsung trabalha, diariamente, de forma a entregar os melhores produtos e serviços aos clientes, conquistando, através da qualidade e irreverência, a confiança e preferência dos portugueses. «Procuramos ir sempre mais longe, permitindo aos nossos consumidores também ir mais longe. Enquanto empresa, estamos fortemente empenhados em continuar a entregar inovação capaz de tornar o impossível hoje no possível amanhã. Estamos muito orgulhosos do nosso legado de inovação e estamos muito empenhados em manter a nossa posição de liderança no mercado. A Samsung é líder em inovação, uma posição da qual nos orgulhamos e estamos empenhados em manter», refere Cláudia Rodrigues, Head of Marketing and Communications da Samsung em Portugal, à Executive Digest.
VALORES
A Samsung está comprometida a inovar, a cada dia, através da tecnologia, de forma a criar um amanhã que responda àquilo de que as pessoas precisam e aquilo que desejam. É, por esse motivo, que tem como visão a “Tecnologia com Propósito”. Acreditam que os produtos devem ser intuitivos e atractivos, trazer alegria e valor à vida das pessoas. Por isso, concebemos os produtos tendo em conta a forma como as pessoas vivem.
«Queremos e trabalhamos para ser mais do que uma marca de tecnologia. Queremos ter um contributo no que diz respeito a criar um mundo melhor. Por isso, acreditamos que a Samsung pode ser, também, um cidadão global, na medida em que utilizamos o talento das pessoas, a nossa tecnologia avançada e os nossos conhecimentos especializados para abordar as questões sociais e ambientais que marcam a actualidade. Por isso, um dos nossos valores está, sem dúvida, em utilizar a tecnologia e a inovação para criar mudanças positivas, respondendo às necessidades das pessoas em todo o mundo e ajudando-as a viverem melhor, com mais escolha, liberdade e maiores possibilidades», destaca Cláudia Rodrigues.
A Samsung rege-se, também, por uma filosofia de gestão em que as pessoas estão em primeiro lugar: “People First”. «Orgulhamo-nos e promovemos a diversidade do nosso pessoal, e desenvolvemos políticas abrangentes para cumprir a nossa responsabilidade empresarial no que toca a respeito e protecção dos direitos humanos. Procuramos criar e manter um ambiente onde os nossos colaboradores têm a oportunidade de crescer e pôr em prática o seu potencial, inovando e actuando no seu melhor. O nosso objectivo não é apenas contratar os melhores, mas também dar-lhes as melhores ferramentas, formação excepcional e os melhores recursos», afirma a responsável.
A essência da Samsung está nas suas pessoas, sendo o sucesso e o crescimento resultado do trabalho e competências de todos os funcionários. Este é um valor que tem vindo a preservar desde início e, como tal, a filosofia de negócio passa também por dedicar o talento e tecnologia à criação de produtos e serviços de qualidade superior que contribuam para uma sociedade global melhor. Aliás, não seria possível alcançar qualquer objectivo ou sucesso se toda a equipa não estivesse alinhada no que diz respeito a ambições e compromisso. «É com bastante orgulho que olhamos para a criatividade e diversidade da nossa equipa, e, nesse sentido, é nossa prioridade máxima proporcionar a todos os colaboradores um ambiente onde possam crescer, concretizar e aplicar o seu potencial, inovar e actuar naquilo que são melhores».
CLIENTES
Para a Samsung, o indicador de reputação reflecte a credibilidade, a confiança, a admiração e a familiaridade que a marca alcança na percepção do consumidor. Trata-se do factor diferenciador que a marca pode ter, uma vez que as pessoas escolhem marcas em que confiam e recomendam as que admiram.
«É nosso compromisso garantir que continuamos a crescer como empresa a par dos principais desafios da sociedade, assumindo um contributo efectivo para a construção de um mundo melhor para todos. Porque esse é o propósito da nossa tecnologia», diz Cláudia Rodrigues. O fundamental, como descrito acima, passa por conquistar e manter a confiança por parte dos consumidores na marca, através da qualidade dos produtos e do serviço, sempre aliado à inovação e ao melhor que a tecnologia pode trazer. Trabalhar a reputação da marca é trabalhar várias dimensões, e resposta às necessidades e expectativas do consumidor através da entrega de produtos e serviços é uma delas.
«Sabemos, também, que o consumidor está cada vez mais atento a questões de reputação, especialmente as gerações mais novas. Estamos, por isso, perante um consumidor que é mais exigente, algo que foi intensificado pelo contexto pandémico, e que procura empresas orientadas para a acção, que promovam um futuro sustentável, inclusivo e socialmente responsável. Estes são, por isso mesmo, pilares e questões-chave na estratégia da Samsung, sendo que o nosso trabalho tem como foco questões-chave como a sustentabilidade, a inclusão, a acessibilidade e a educação», garante a responsável.
Importa destacar também que, nos tempos em que vivemos, há uma responsabilidade acrescida para as marcas de tecnologia em tornar tangível a reputação que têm junto dos seus públicos. «Para a Samsung, sobretudo nestes últimos tempos marcados pela pandemia, foi essencial demonstrar esse compromisso através de acções concretas de proximidade com sectores que necessitavam de um impacto positivo e de colaboração. Foi também necessário olhar para dentro, intensificar os canais de comunicação interna e promover um sentimento de coesão junto das equipas», conclui Cláudia Rodrigues, Head of Marketing and Communications da Samsung em Portugal, à Executive Digest.
DESAFIOS
A empresa é movida por uma visão que, nos dias de hoje, se torna cada vez mais relevante: “Tecnologia com propósito”. Trabalha para melhorar a vida das pessoas, ao mesmo tempo que rompe barreiras através da tecnologia. «No fundo, queremos compreender aquilo que os nossos consumidores querem e aquilo de que precisam e, em função disso, ultrapassamos os limites daquilo que a tecnologia pode fazer. Estamos entusiasmados com o que a Samsung tem conquistado nos últimos anos, mas enquanto pioneiros apaixonados e comprometidos em desafiar as barreiras ao progresso, o nosso pensamento está sempre concentrado naquilo que ainda está para vir. As limitações e barreiras ficam para outras marcas. Do lado da Samsung, continuaremos, de forma incansável, a empurrar os limites do que a tecnologia pode fazer, a pôr à prova as regras existentes, porque sabemos que as margens para o que a tecnologia pode fazer dependem apenas do alcance da nossa imaginação – e a nossa não conhece limites», afirma Cláudia Rodrigues.
Este artigo faz parte do Caderno Especial “Reputação”, publicado na edição de Julho (n.º 184) da Executive Digest.