NorteShopping: Espaço dinâmico e atractivo para clientes e marcas

O NorteShopping é, desde a sua génese, um espaço que vai muito além da vertente comercial. A gestão do Centro aplica uma visão 360°, em que complementam a oferta de lojas e serviços com o investimento em iniciativas de cultura, moda e lazer, de forma a aportar valor à comunidade e a todos os que os visitam, permitindo que, num único local, possam encontrar aquilo que procuram e viver momentos em família ou com amigos.

Esta combinação de factores tem permitido ao NorteShopping, ao longo de mais de 25 anos, tornar-se um centro comercial dinâmico e atractivo para a população e marcas, que confiam no Centro para abrirem novas lojas, muitas, inclusive, para se estrearem no País.

No entanto, o caminho para o reconhecimento no mercado é repleto de desafios. «O dinamismo do mercado traz desafios constantes a qualquer espaço comercial. Um dos principais desafios actuais passa pela adaptação às mudanças nas preferências dos consumidores, especialmente com o crescimento das compras online e a necessidade de integrar tecnologias digitais com a experiência física no centro», explica Paulo Valentim, director do NorteShopping.

Para além disso, o responsável acrescenta que há ainda a constante necessidade de inovar para manter o atractivo do espaço e continuar a responder às expectativas variadas dos nossos clientes e lojistas. «No entanto, considero que estes desafios já estão intrínsecos ao sector e integrados nas decisões de gestão que são tomadas no NorteShopping.»

O CENTRO

Para além das lojas, restaurantes, serviços e iniciativas culturais e de lazer, que proporcionam uma visita completa, variada e adaptada ao público, o NorteShopping conta ainda com o food market The CookBook que surpreende pela sua decoração, pelos conceitos gastronómicos e, até, um robô que entrega os pedidos à mesa (a Bella), ou o Galleria, uma área apenas com lojas premium.

Para além disso, o Centro desenvolve muitas acções como eventos culturais, exposições que tanto têm lugar na Praça Central, como no Silo – Espaço Cultural (pelo arquitecto Souto de Moura), ou concertos, com as quais pretendem democratizar o acesso à Cultura.

Outro dos pontos fortes do NorteShopping é, sem dúvida, a moda, não só por via das grandes marcas que estão presentes, mas também de acções como o Programa de Moda – em que promovem sessões de consultoria de imagem, personal shopper ou coloração pessoal –, o já reconhecido evento Vogue Fashion Night In, ou workshops e flash stages, alguns dos quais em parceria com o Portugal Fashion.

Oferecem também aos visitantes o [MY PLACE] to Park, um serviço digital que permite planear a visita e reservar o lugar do carro antecipadamente, ou, numa versão mais premium, o Mr. Parking que, além do estacionamento, dispõe de limpeza de carros, enquanto o visitante faz as suas compras.

Para lá de toda a oferta para os visitantes, sublinha-se o suporte que o NorteShopping oferece aos lojistas. «Trabalhamos diariamente, lado a lado, o suporte aos lojistas através de uma gestão próxima e colaborativa, que ajuda a criar uma oferta alinhada com as necessidades dos consumidores. Isso inclui a promoção de novas marcas e conceitos, bem como a manutenção de um ambiente de alta visibilidade e acessibilidade para os lojistas, num fluxo permanente de gestão de necessidades», explica.

TECNOLOGIA E SUSTENTABILIDADE

«Ao longo dos anos, o NorteShopping tem vindo a adaptar-se à jornada de compra do consumidor, que tem sofrido algumas alterações », sublinha Paulo Valentim.

Neste âmbito, têm privilegiado uma experiência omnicanal e reforçado a actuação digital. Recentemente, melhoraram o website em termos de design e usabilidade, reforçaram a app com novos serviços e uma versão digitalizada de outros pré-existentes, e lançaram um chatbot com inteligência artificial para oferecer um melhor atendimento ao cliente.

A par disto, o NorteShopping tem apostado na presença consistente nas redes sociais, criando uma comunidade online que vão actualizando e com a qual partilham informações relevantes sobre compras, lazer, programação cultural ou iniciativas relevantes que promovem e apoiam.

O director do NorteShopping adiantou ainda que, no decorrer de 2024, terão mais novidades para os visitantes e lojistas.

Já no que respeita à sustentabilidade, e à semelhança dos restantes centros comerciais sob gestão da Sonae Sierra, em Portugal, o NorteShopping tem vindo a reforçar as suas práticas em todas as suas operações, com o objectivo de minimizar o seu impacto ambiental, em diferentes áreas, com foco na energia, água e resíduos.

Os dados mostram que, nos últimos 10 anos, reduziram o consumo de água em 33% e o de energia em 28%. Para além disso, no campo dos resíduos, 75% daquilo que é produzido no Centro é reciclado.

Para chegar a estes números, o Centro colocou em prática uma série de medidas, que vão desde a substituição das luzes tradicionais pelas LED à instalação de sensores automáticos de iluminação, à reutilização de água das chuvas, dos lavatórios e da purga das torres de arrefecimento e a instalação de torneiras com sensores e caudais reduzidos. O mesmo comportamento foi aplicado aos resíduos, com a instalação de mesas de triagem de resíduos indiferenciados, recolha dos orgânicos, levantamento de resíduos específicos porta-a-porta, sem esquecer formação e sensibilização dos colaboradores, lojistas e visitantes.

Ainda neste contexto, o NorteShopping lançou, neste Verão, a campanha “Sustentabilidade no Centro”, que, através instalações especiais na praça central – mupis, puffs e outros materiais de comunicação – revelam os avanços conquistados, na última década, sublinhando que é “juntos”, com os nossos visitantes, que têm conseguido traçar este caminho para um futuro mais sustentável.

FUTURO

E o futuro está sempre em cima da secretária da gestão do NorteShopping. Assim, os planos incluem a continuação da oferta de uma experiência rica e diversificada que combina o melhor dos mundos físico e digital. Isso envolve a continuação da integração de tecnologias digitais para melhorar a interacção e conveniência para os clientes, além de mantermos o nosso foco em inovação e sustentabilidade.

Um dos desafios para o futuro é, sem dúvida, o comércio electrónico, no entanto, Paulo Valentim garante que «há experiências que apenas podem ser vividas fisicamente, como por exemplo a oferta para lá das compras, como serviços e lazer, não esquecendo a componente de entretenimento proporcionada por eventos culturais, mas também por espaços que temos em funcionamento constante e que nos destacam enquanto Centro, como é o caso dos Cinemas NOS. »

«Acreditamos que o comércio físico continua a ser muito relevante para uma grande fatia dos consumidores, mas deve ser complementado com as ferramentas digitais actualmente disponíveis.»

Neste âmbito, a estratégia passa por oferecer experiências físicas que não podem ser replicadas online, enquanto integram tecnologias digitais para melhorar a interacção, a experiência e conveniência para os clientes como é o caso dos cacifos para recolha de encomendas online.

Assim, acreditam que os centros comerciais do futuro serão cada vez mais espaços híbridos de uso misto, que integram experiências físicas e digitais, que as pessoas podem usar quer para compras ou serviços, encontrando tudo o que precisam num só espaço. «Na realidade, já estamos a evoluir para esse ecossistema onde a tecnologia e a experiência humana se cruzam para proporcionar uma visita diferenciadora e conveniente aos clientes, com oferta de cada vez mais serviços, lojas e experiências culturais, com um grande foco em inovação, sustentabilidade e personalização», termina.

Este artigo faz parte do Caderno Especial “Grandes Espaços Comerciais”, publicado na edição de Agosto (n.º 221) da Executive Digest.

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