NorteShopping: Compromisso contínuo

A constante evolução e adaptação garantem que o centro continua a ser um destino atractivo e relevante para visitantes e parceiros.

Um dos grandes desafios dos espaços comerciais é, precisamente, estar em constante evolução e adaptação para responder às necessidades de quem os visita e às tendências do mercado. Este é um desafio que o NorteShopping encara como o seu principal foco e ao qual as equipas respondem, diariamente, ao longo dos últimos 25 anos com muito optimismo. «Nesse sentido, sem dúvida que os últimos anos foram de mudanças, nomeadamente com novas marcas que decidiram apostar no NorteShopping para se aproximarem dos seus consumidores. É o caso da Victoria’s Secret, por exemplo – que no ano passado decidiu abrir a sua primeira flagship store completa e escolheu o nosso Centro devido ao posicionamento premium que oferecemos. A nossa constante evolução e adaptação garantem que continuemos a ser um destino atractivo e relevante para os nossos visitantes e parceiros », diz Paulo Valentim, director do NorteShopping.
Assim, a estratégia futura do NorteShopping é orientada por um compromisso contínuo em antecipar as necessidades dos visitantes, seja a nível de lojas, serviços, ambiente ou responsabilidade social. Além disso, sublinha o responsável, que um Centro é muito mais do que um espaço comercial e, nesse sentido, continuarão a apostar em proporcionar experiências. No que diz respeito a novas lojas, ainda este ano, em que o NorteShopping celebra o seu 25.º aniversário, terá uma grande abertura: a LEGO, que escolheu o Centro para inaugurar o seu segundo espaço no país e o primeiro no Norte. «Contamos trazer mais novidades ao longo de 2023, que virão reforçar o posicionamento premium do NorteShopping. Acreditamos que há sempre espaço para crescer, e continuaremos a trabalhar para manter o NorteShopping como um destino de excelência e referência para os nossos visitantes », acrescenta.
A pandemia trouxe mudanças significativas nos métodos de compra, contudo, mais do que a questão da compra, é fundamental que a experiência no NorteShopping não se limite ao espaço físico. «Sabemos que quando alguém pensa em visitar o Centro, a experiência tem de começar antes de entrarem e tem de continuar depois de saírem. O nosso website e redes sociais são uma extensão daquilo que os visitantes experienciam no Centro, seja numa ótica de preparação da sua visita ou para estarem sempre a par das actividades e novidades que o Centro proporciona», explica Paulo Valentim.
Apesar disso, acredita verdadeiramente que há experiências que nunca serão substituídas pelo online. O NorteShopping mantem uma taxa de ocupação alta, graças ao trabalho contínuo feito lado a lado com os lojistas, de forma a proporcionar novas experiências aos visitantes através de uma oferta variada de novas lojas com novos conceitos.
O atendimento personalizado, que continua a atrair muitas pessoas ao Centro – com o programa de moda, por exemplo, que acontece duas vezes por ano, na Primavera e no Outono, e permite às pessoas o acesso a um serviço de consultoria de moda com um especialista da área – como de espaços de entretenimento e lazer que o Centro proporciona: a zona de restauração exclusiva dos cinemas NOS é o exemplo mais recente da visita diferenciadora e inovadora que o NorteShopping proporciona. Este é um espaço de restauração exclusivo com um menu de refeições rápidas e saborosas ao qual só têm acesso os visitantes que adquiram bilhetes premium.
Todos estes espaços e experiências têm tido real impacto nas visitas ao NorteShopping, reflectindo-se numa evolução positiva de vendas e tráfego.

DIGITAL E FÍSICO

A pandemia acelerou a transição para um ambiente mais tecnológico, mas também reforçou a importância do espaço físico para a estratégia de crescimento dos lojistas. O sucesso reside na integração dos formatos físicos e online para fornecer experiências diferenciadoras e multicanal, indispensáveis para a criação dos espaços de retalho do futuro.
Os consumidores perceberam que o digital lhes permite soluções convenientes para o dia a dia e, por isso, passaram a utilizar o online para poder comparar produtos e os espaços físicos para os experienciar e comprar. Esta realidade exige a adopção de uma estratégia omnicanal que assuma a experiência do consumidor como uma prioridade.
No pós-pandemia, a chave está na capacidade que um Centro tem de incorporar e se adaptar às novas tendências e necessidades dos clientes. Neste sentido, o NorteShopping está constantemente atento às tendências e oportunidades nesta área. Como exemplo, no final do ano passado, na altura do Natal, o Centro lançou um serviço online gratuito de Gift Advisor, que simplificou a procura por presentes de Natal. Através de um questionário no website do NorteShopping, os clientes receberam sugestões de presentes de Natal para um amigo ou familiar em concreto do nosso especialista online, tornando a ida ao Centro para a compra muito mais eficiente.
Além disso, a inovação digital está presente nos lojistas. É o caso da Zippy do NorteShopping que, no ano passado, se tornou a primeira loja 5G do país, com um provador virtual de realidade aumentada. Numa óptica de atendimento, o NorteShopping dispõe, actualmente, de uma assistente de visita virtual disponível no WhatsApp, que proporciona um acompanhamento directo e em tempo real, seja antes, durante ou depois da visita ao Centro.
«Acreditamos que os espaços físicos não podem ser substituídos graças ao valor acrescentado que ainda trazem ao consumidor na sua visita a um Centro Comercial — no NorteShopping, por exemplo, proporcionamos o acesso a conceitos únicos, como o The CookBook ou o Galleria, e garantimos serviços premium como o Mr. Parking, que disponibiliza estacionamento e limpeza do carro, enquanto o cliente faz as suas compras. Sabemos, no entanto, que os espaços físicos têm de ser complementados com uma estratégia digital que envolva o consumidor numa experiência ainda mais completa. É esse o desafio ao qual procuramos responder antecipadamente», destaca Paulo Valentim. De facto, ainda que o digital tenha conquistado terreno, não é possível através de um dispositivo móvel ter acesso a uma exposição entre compras, levar as crianças a visitar o Pai Natal ou fazer um programa em família com um jantar num espaço com uma oferta muito variada seguida de uma sessão de cinema – estes são os momentos que não podem ser substituídos e tornam o formato físico tão relevante na hora de construir memórias e criar relações.

GERAÇÕES

Todos os públicos têm as suas características e desafios que levam a pensar em diferentes estratégias para os conquistar. As próprias necessidades mudam com o tempo e é por isso fundamental estar sempre um passo à frente e trabalhar para que o Centro evolua juntamente com quem o visita e procura enquanto espaço de experiências.
«Actualmente, e mais do que nunca, comportamento das gerações mais novas é inspirador e estimulante. Antecipam tendências, muitas vezes liderando mudanças, como é o caso do e-commerce. Os nativos digitais da Geração Z estão a moldar o futuro e procuramos acompanhar também esta dinâmica na nossa abordagem. São gerações que consomem muita informação, de forma rápida e imediata. E, portanto, é com essa informação e com equipas que procuram conhecer gostos, interesses e hábitos deste público que trabalhamos para responder, também nós, de forma rápida e ágil ao que procuram num Centro Comercial – seja com experiências inovadoras ou marcas que são tendência no mercado», afirma Paulo Valentim, director do NorteShopping.
Ao longo destes 25 anos de história, o NorteShopping tem vindo a fazer parte da vida de várias gerações e procurado surpreendê-las com a criação de espaços inovadores e serviços de excelência que melhoram a experiência de visita ao Centro e a tornam única.
«Fizemo-lo com os dois mais recentes complementos da expansão do Centro: o The CookBook, um espaço pensado e desenvolvido com o objectivo de aliar o lazer à restauração, apresentando uma área multifuncional da qual os visitantes podem usufruir para fazer as suas refeições, conviver, trabalhar ou estudar, tomar um café na esplanada ou até comemorar uma data especial e o Galleria, um conceito único e pioneiro em Portugal, com mais de 5000 metros quadrados, que reúne marcas exclusivas, uma arquitectura moderna e um ambiente e decoração elegantes e sofisticados. Além disso, temos vindo a criar iniciativas que reflectem a nossa vontade de proporcionar experiências únicas, como o programa de consultoria de imagem e outros serviços associados, que acontece duas vezes por ano, bem como a primeira edição do Closet by Joana Vaz, iniciativa que teve um objectivo solidário e sustentável.
Estes são apenas alguns exemplos de como o NorteShopping tem vindo a diferenciar-se e a trabalhar para conquistar novos consumidores. A criação destes espaços, aliada à nossa localização, dimensão e capacidade de atrair grandes marcas, pode servir como referência para outros empreendimentos imobiliários que procurem renovar ou melhorar os seus projetos. Mesmo após mais de 25 anos no mercado, o NorteShopping ainda consegue expandir-se e ser bem-sucedido, enquanto retém a sua posição de referência no panorama de retalho na zona norte do país», conclui Paulo Valentim, director do NorteShopping.

Este artigo faz parte do Caderno Especial “Grandes Espaços Comerciais”, publicado na edição de Agosto (n.º 209) da Executive Digest.

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