MSC CRUZEIROS – Líder e com margem para crescer
A MSC Cruzeiros é uma empresa com mais de três séculos de história que abriu escritórios em Portugal em 2010 e, rapidamente, se tornou líder de mercado. Em entrevista à Executive Digest, Eduardo Cabrita, director-geral da MSC Cruzeiros em Portugal, refere que «a nossa equipa em Portugal tem trabalhado diariamente de forma incrível para este crescimento extraordinário fazendo com que tenhamos vindo a cimentar cada vez mais a nossa posição de líderes de mercado já há cinco anos para cá, desde 2013». E explica como tem sido o percurso desta empresa no mercado português.
Qual o balanço da actividade da MSC Cruzeiros no nosso País?
Esta liderança e crescimento têm acompanhado a evolução do sector no nosso País. Os números recentes têm demonstrado que fazer férias em cruzeiros é cada vez mais popular para os portugueses. Em 2013 tornámo-nos líderes de mercado com cerca de 12 800 passageiros num mercado de aproximadamente 35 000 cruzeiristas. Hoje em dia, a MSC Cruzeiros é a companhia número um em Portugal pelo quinto ano consecutivo, atingindo um total de 22 158 passageiros em 2017, num mercado onde apenas cerca de 55 000 portugueses realizam cruzeiros e a margem para crescer é muito grande. Ou seja, em cinco anos assistimos a um crescimento de cerca de 80% de passageiros portugueses a realizar cruzeiros com a MSC.
Quais as principais áreas de actividade da MSC Cruzeiros?
A MSC Cruzeiros é maior companhia privada de cruzeiros do mundo e a número um na Europa. Navega durante todo o ano no Mediterrâneo e nas Caraíbas. Oferece ainda uma vasta gama de itinerários sazonais no Norte da Europa, no Oceano Atlântico, Cuba e nas Antilhas Francesas, América do Sul, Sul de África, bem como no Dubai, Abu Dhabi e Índia.
Na última entrevista à Executive Digest referiu que este ano já seria possível fazer escalas de embarque e desembarque no porto de Leixões. Estão previstas novas escalas para um futuro próximo além das já existentes (Lisboa, Funchal e Leixões)?
É verdade! Este ano tivemos já três escalas do MSC Magnifica em Leixões, a primeira das quais foi a escala inaugural do navio e um turnaround parcial, na qual a MSC Cruzeiros foi a primeira companhia a disponibilizar um embarque e desembarque simultâneo de passageiros no Porto Cruise Terminal. Ao longo deste ano teremos ainda mais duas escalas do MSC Magnifica em Leixões, em Agosto e em Outubro.
Além dos portos que referiu, este ano temos também três escalas em Ponta Delgada, nos Açores, uma delas a escala inaugural do MSC Preziosa, na sua viagem transatlântica de regresso à Europa.
O turismo é um dos sectores económicos com maior crescimento em Portugal no passado recente. De que forma o maior movimento de pessoas afecta a vossa estratégia?
Os portos nacionais registam recordes para o sector e temos novos terminais que nos permitirão atrair mais navios e passageiros de cruzeiros (também a organização do Seatrade Med, em Setembro deste ano pelo porto de Lisboa, pela primeira vez no nosso país), o que vem confirmar a notoriedade do crescimento da indústria no nosso País. No entanto, embora os portos nacionais tenham registado em 2017 a passagem de mais de 1,3 milhões de turistas em cruzeiros e 947 escalas, um aumento de 5% e 10% (respetivamente) face a 2017 e ainda um novo recorde para 2018, a margem para crescer é ainda bastante grande.
Fale-nos um pouco das inovações tecnológicas, presentes e previstas, dos vossos navios.
Os nossos novos navios navegam por todo o Mundo e queremos proporcionar a todos os nossos hóspedes uma experiência cada vez mais interessante, gratificante e confortável, graças a todas as melhorias tecnológicas implementadas em toda a nossa frota. Neste sentido, todos os serviços, entretenimento, experiências gastronómicas e interactividade estão a ser desenvolvidos para tornar os cruzeiros numa verdadeira experiência digital, em tempo real.
Para além da tecnologia e do design inovador, foi criada para os nossos navios de última geração, por exemplo, a aplicação MSC for Me, que ajuda os hóspedes a aproveitar cada momento do cruzeiro, mantendo-os ligados à tripulação e ao navio. É possível gerir o tempo, eventos, horários do jantar, excursões e até mesmo localizar os seus filhos a bordo.
O MSC Seaview é, neste momento, o navio mais inovador no mar, mesmo no que diz respeito à tecnologia ambiental, uma área à qual a MSC Cruzeiros dedica bastante atenção. O navio foi recentemente distinguido por cumprir os mais altos padrões internacionais em relação aos aspectos ambientais, tendo sido reconhecido que atinge os maiores níveis de compatibilidade ecológica graças à relevância das várias medidas inovadoras que ajudam a reduzir o impacte ambiental das suas operações.
Ainda relativamente à tecnologia digital, em todos os navios da classe Meraviglia podemos também destacar, por exemplo, o mais longo ecrã LED Sky no mar, com 80 metros de comprimento, acompanhando uma fantástica Promenade ao estilo Mediterrânico, com 96 metros de comprimento, criada para se tornar o centro social do navio e que será aumentada e melhorada nos navios MSC Grandiosa e MSC Virtuosa. Outra das novidades nos próximos navios será a evolução do MSC for Me, por exemplo no MSC Bellissima, que será inaugurado em Março de 2019 e que contará já com inteligência artificial e com a introdução de uma Assistente Digital Pessoal a bordo, pela primeira vez num navio.
O que significa toda esta tecnologia em termos de investimento?
Os novos navios que estamos a produzir fazem parte de um plano de expansão e investimento sem precedentes avaliado num total de €11,6 mil milhões, iniciado pela MSC Cruzeiros em 2017, e que nos permitirá triplicar a capacidade até 2026, com treze novos navios de última geração, dos quais três já se encontram a navegar e três em construção. Entre 2017 e 2020 teremos já inaugurado seis novos navios, duplicado a nossa capacidade de passageiros e quem sabe chegado a novos destinos e portos de escala. Em 2026 a nossa frota terá um total de 25 navios a navegar por todo o mundo.
Em Março passado a MSC Cruzeiros anunciou a introdução de Inteligência Artificial nos seus navios de passageiros. Em que consiste este assistente virtual?
Esta Assistente Pessoal Digital, pioneira na indústria, terá o nome de Zoe e será lançada pela primeira vez a bordo do MSC Bellissima que será inaugurado em Março do ano que vem e, mais tarde, também a bordo do MSC Grandiosa, o terceiro navio da mesma classe. A inovadora ferramenta vai representar uma vez mais a importância da tecnologia na indústria dos cruzeiros e demonstra como a MSC Cruzeiros está a utilizar a tecnologia de última geração de modo a criar experiências conectadas que colocam os hóspedes no comando do seu cruzeiro, personalizando a maneira como recebem informações relativamente às suas necessidades pessoais.
Quais as novidades em termos de cruzeiros para os próximos meses?
Ainda este ano podemos o destacar os cruzeiros portugueses com partida/chegada a Lisboa em Outubro a bordo do MSC Preziosa.
Entre Novembro deste ano e Março de 2019, além de Havana e Miami, os cruzeiros de oito dias/sete noites a bordo do MSC Armonia darão ainda oportunidade de conhecer Montego Bay, na Jamaica, George Town, nas Ilhas Caimão e Cozumel no México. A MSC Cruzeiros disponibiliza também um pacote com voos directos Lisboa/Miami/Lisboa e duas noites de hotel em Miami pré-cruzeiro para quem pretender ir mais cedo.
Também ainda para este Inverno, o MSC Meraviglia estará a realizar cruzeiros de sete noites pelo Mediterrâneo Ocidental, com possibilidade de embarque em Barcelona, Génova, Marselha, Civitavecchia ou Palermo e escalas na ilha de Sicília e em Malta.
Para os portugueses que preferem fugir para o Verão dos países mais paradisíacos, entre Novembro de 2018 e Março de 2019, a bordo do MSC Seaside, do MSC Divina e do MSC Armonia, estão disponíveis itinerários para as Caraíbas Ocidentais ou Orientais onde será possível visitar países como a Jamaica, Ilhas Caimão, México, Bahamas, entre muitas ilhas repletas de praias paradisíacas.