MEO: Ligar as pessoas à vida

A MEO lidera novamente o ranking das marcas mais relevantes e reputadas em Portugal na categoria Media &Telecom, de acordo com os resultados do estudo de Relevância e de Reputação Emocional das marcas com os cidadãos portugueses, divulgado pela consultora OnStrategy. «Em primeiro lugar é um enorme factor de orgulho para a Altice Portugal ter no top 5 das marcas do sector, 3 marcas de elevada reputação, a MEO que lidera o sector, o SAPO marca líder digital e a nossa marca institucional, a Altice Portugal. Destaco o facto de sermos a única empresa em todo o estudo que coloca 3 marcas no top 5 sectorial. Em segundo lugar esta distinção reforça a distinção da MEO na categoria de Media & Telecomunicações do estudo de relevância e de reputação emocional, da One Strategy, e vem, uma vez mais, demonstrar que estamos no bom caminho e que o nosso trabalho, desenvolvido de forma contínua ao longo do ano, continua a ter um impacto positivo nos nossos clientes e no sector onde operamos. O nosso objectivo é tornar a MEO a marca mais reconhecida em termos de qualidade de serviço e a marca mais recordada em Portugal através do impacto positivo que construímos, dia após dia, junto dos nossos clientes, parceiros e fornecedores. No entanto devemos manter a humildade e a exigência sabendo que não somos perfeitos e que a Qualidade de Serviço é por definição um processo de melhoria em continuo. Este marco alcançado confirma assim o espírito de liderança das marcas do grupo e a sua capacidade de inovar na melhoria constante de serviço», afirma João Epifânio, Chief Sales Officer/B2C da Altice Portugal, à Executive Digest.
Desde o seu lançamento que a MEO trabalha para entregar o melhor entretenimento, a melhor experiência de utilização e uma cada vez maior relevância na vida de todos os portugueses. Estando inseridos num dos sectores de actividade mais dinâmicos e concorrenciais da actualidade e com mais impacto no dia-a-dia de todos nós, quer ao nível dos nossos produtos e serviços, da melhor tecnologia e inovação, quer ao nível das campanhas publicitárias e da forma como comunicam com os clientes. Este é um mercado que desafia a procurar inovação e diferenciação na forma de olhar para os consumidores, as suas necessidades e as suas expectativas. «Todos os dias somos desafiados a entregar o propósito da nossa marca, assumindo uma posição relevante na sociedade e que reflita aquilo que são os interesses dos consumidores, parceiros e fornecedores. Hoje, é fundamental estar onde as pessoas estão e abordar nas mensagens um conjunto de princípios e valores que enquanto sociedade acreditamos que são importantes», acrescenta o responsável.
A MEO tem vindo a revelar-se, ao longo dos anos, como uma marca com uma grande capacidade de antecipação estratégica, muito materializada na assinatura da marca “Humaniza-te” e no propósito de ligar as pessoas à vida. Afirmando-se como líder de mercado em todos os sectores, a MEO procura, de forma contínua, fazer a diferença na vida dos portugueses e ser um agente ativo no desenvolvimento do país. Tem como ambição continuar a ser uma marca relevante, uma marca que pretende ir mais além, inovando, ditando tendências e impactando positivamente a vida dos consumidores.
«Contar histórias é a forma mais antiga de trocar experiências entre seres humanos. As Histórias reforçam os nossos valores, fazem-nos compreender os acontecimentos e dão-nos segurança para fazer frente ao desconhecido. Na MEO acreditamos nas marcas feitas de pessoas para pessoas, na redescoberta de sensações e no propósito de ligar as pessoas à vida e ao que nos faz verdadeiramente humanos. É tempo de desenvolver histórias de valor diferenciado, que sejam irreverentes e que promovam a empatia e a relação com as pessoas», explica João Epifânio.
Falamos do desenvolvimento de uma identidade multissensorial, desenvolvida pela MEO, e que gerou elementos geradores de sensações e sentimentos capazes de estimular uma maior proximidade entre os consumidores e a marca. Um movimento inovador em Portugal, que marcou a História da MEO. A reputação de uma marca constrói- -se ao longo do tempo e baseia-se na experiência que os clientes têm sobre a própria marca.
«Na MEO temos como missão tornar os nossos produtos e serviços os mais intuitivos e fáceis de utilizar, garantindo níveis de qualidade elevados e de acordo com as expectativas dos nossos clientes. Este esforço tem se vindo a refletir no relatório da Autoridade Nacional de Comunicações, em que a MEO, em 2022, foi a operadora com a menor taxa de reclamações por cada 1000 clientes em Portugal», sublinha o responsável.

HUMANIZAR
Os colaboradores são os primeiros promotores da marca e dos principais influenciadores no processo de reputação de uma marca. É certo que pessoas influenciam pessoas, e que, quase sempre, a opinião de um familiar ou amigo tem mais poder do que qualquer comunicação estratégica por parte de uma marca. «É graças ao trabalho, empenho e dedicação das equipas da MEO que hoje voltamos a liderar novamente o ranking das marcas mais relevantes e reputadas em Portugal. Esta conquista é para todos eles que trabalham diariamente para transformar a MEO numa marca que aporta valor à vida dos portugueses», destaca João Epifânio.
A MEO desde 2018, momento em que assumiu a assinatura “Humaniza-te” elegeu um conjunto de causas marcantes a activar. Foi a primeira marca portuguesa a mobilizar os Portugueses contra a violência doméstica em parceria com a APAV, tema que repetidamente tem vindo a apoiar e amplificar, num esforço colectivo para banir estes comportamentos. Desde 2019 em colaboração com a ABAE a MEO tem sido parte muito activa na promoção dos valores da sustentabilidade junto das autarquias portuguesas. Estes são apenas alguns exemplos de intervenção cívica na nossa sociedade em que a MEO se tem destacado. Mais recentemente, quando o país foi confrontado com o início da Guerra na Ucrânia, a MEO voltou a reforçar o seu papel enquanto marca de causas e associou-se a uma iniciativa da Amnistia Internacional que teve como objectivo sensibilizar os portugueses para a nova realidade do povo ucraniano, relembrando a importância de apoiar o trabalho concretizado por esta organização internacional no que respeita à defesa dos Direitos Humanos. A MEO fez assim soar as sirenes de um tema relevante para a sociedade e demonstrou uma vez mais que a Humanização é um dos pilares mestre da sua actuação.
Adicionalmente, no âmbito do Mundial de Futebol no Catar, a MEO e a Amnistia Internacional voltaram a unir esforços para relembrar e sensibilizar os Portugueses para os pilares fundamentais da Humanidade: os Direitos Humanos. «Não esquecemos os Direitos Humanos», foi a mensagem da campanha de sensibilização, que deu continuidade ao movimento iniciado em 2018, de “humanizar” a sociedade e ao posicionamento da MEO enquanto marca de causas.
Com um histórico de impacto social, consciente da relevância da sua actuação e assumindo a sua responsabilidade para com a comunidade, a MEO tem vindo a juntar-se ao debate público em vários temas fracturantes e tem desenvolvido uma série de movimentos que contribuem para o bem-estar da nossa sociedade.
«Estamos conscientes que a reputação é um caminho que se vai construindo através da comunicação e da humanização da marca. Para manter um elevado índice de reputação é necessário conhecer os padrões comportamentais dos nossos consumidores, de forma a responder às suas necessidades. Na Altice Portugal trabalhamos diariamente para antecipar as tendências de mercado, e para sermos os melhores em tudo o que fazemos. Inovação é a palavra que melhor nos caracteriza. E sabemos que temos as condições e os recursos necessários para fazer acontecer. Temos a visão e a ambição para apresentar produtos e serviços disruptivos e a capacidade para criar soluções que acrescentem valor ao dia a dia dos nossos consumidores», conclui João Epifânio, Chief Sales Officer/B2C da Altice Portugal, à Executive Digest.

Este artigo faz parte do Caderno Especial “Reputação”, publicado na edição de Fevereiro (n.º 203) da Executive Digest.




loading...

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.