L’Oréal: Beleza que faz avançar o mundo

A L’Oréal foi eleita novamente a marca com melhor índice de reputação no sector FMCG Personal Hygiene, de acordo com os resultados do estudo de Relevância e de Reputação Emocional das marcas com os cidadãos portugueses, divulgado pela consultora OnStrategy. Uma prova de que os portugueses estão cada vez mais atentos aos passos responsáveis e inovadores que as empresas dão, fazendo as suas escolhas com base nisso mesmo. «Esta conquista representa o compromisso que a L’Oréal traçou na área da sustentabilidade, cidadania, ética, ambiente de trabalho e da inovação. Sermos uma vez mais reconhecidos pelo nosso trabalho e transparência, em Portugal, deixa-nos muito orgulhosos e confiantes do caminho que estamos a percorrer. Enquanto empresa líder no mundo da beleza, queremos ser um exemplo e um catalisador no que toca à educação e literacia do consumidor a diferentes níveis (social, sustentável, tecnológico), caminhando lado a lado para responder ao que procuram. É este compromisso que faz de nós uma das empresas de excelência no mercado nacional», explica Gonçalo Nascimento, Country Coordinator da L’Oréal em Portugal.
De facto, a marca é definitivamente uma Love Company com inúmeras Love Brands na sua esfera e em Portugal tem estado dedicada à beleza há 50 anos. «Os nossos consumidores identificam-se com os nossos produtos e iniciativas, existindo um cruzar de valores e propósitos. Isto permite-nos criar laços e uma relação estreita e longa de reconhecimento e preferência que se reflecte na nossa Reputação. Mas esta cumplicidade e proximidade com os nossos stakeholders assenta na transparência e na credibilidade. Só assim, com uma Reputação bem firme, se consegue acompanhar a mudança e ultrapassar os diferentes desafios sem perder esta relação de confiança, determinante no reconhecimento, interno e externo e momento da escolha dos consumidores », acrescenta.
Para Gonçalo Nascimento, o Propósito “Criar a beleza que faz avançar o mundo”, permite oferecer a todos os cidadãos do mundo o melhor da beleza com um impacto positivo no planeta e nas pessoas, tanto em termos de qualidade, eficácia, segurança, transparência e responsabilidade para satisfazer toda a infinita diversidade de necessidades e desejos. «Criamos beleza para e em torno de pessoas, enquanto ajudamos a construir o nosso futuro partilhado».
A marca tem dado novos passos na consolidação do legado através de iniciativas ESG (environmental, social and corporate governance), como o programa de sustentabilidade ‘L’Oréal for the Future’, lançado em 2020 e que estabelece metas ambiciosas até 2030, e ainda, de programas de recrutamento e recursos humanos como o Brandstorm e o Share & Care. Estas iniciativas ESG são fundamentais para a Reputação da empresa no presente, mas também para construir o futuro.
«Enquanto líder global no sector da beleza, queremos ser exemplares, com uma visão de longo prazo. Desta forma, actuamos para inventar o futuro da beleza, aproveitando o melhor da ciência e da tecnologia, cada vez mais inspirado pela natureza; trabalhamos para impulsionar a inovação social oferecendo as melhores condições de trabalho, treino e proteção social para nossos colaboradores; temos como foco construir uma empresa cada vez mais inclusiva, que reflecte a diversidade dos nossos consumidores; construímos parcerias duradouras com nossos clientes e fornecedores baseadas na confiança e na colaboração mútuas; atuamos para defender a causa das mulheres e desenvolver as comunidades ao nosso redor, e, trabalhamos para proteger a beleza do planeta, combatendo mudanças climáticas, respeitando a biodiversidade e preservando os recursos naturais. Estes pequenos grandes passos posicionam-nos e fazem a diferença», sublinha a responsável.

PLANO
A Reputação cria-se com base no cuidado e respeito diário dos nossos consumidores. A transparência e a gestão da qualidade do produto e nas missões a que nos propomos são factores em constante construção e controlo para que o nível nunca seja comprometido. As empresas devem ter um plano 100% alinhado com a estratégia da empresa, porque Reputação não é diferente de storytelling. É um processo de construção on going e que nunca se esgota. Não significa apenas criar uma boa história para a empresa e para as suas marcas. Implica desenvolver programas e compromissos estratégicos credíveis e relevantes junto dos vários stakeholders para estabelecer comportamentos de confiança e relações duradouras com todos.
E qual é a missão dos colaboradores neste processo de construção? «Os colaboradores são essenciais para o sucesso da L’Oréal, são eles os nossos principais embaixadores e que vestem como ninguém a missão de criarmos a beleza que faz avançar o mundo. Sermos considerados uma Love Company deve-se ao empenho, compromisso e contributo das nossas pessoas que, todos os dias, nos ajudam a alimentar a nossa esfera reputacional. É este trato e cuidado mútuo que nos faz reter o talento e a intenção de criar uma carreira de longos anos na empresa, localmente ou além-fronteiras», explica Gonçalo Nascimento, Country Coordinator da L’Oréal em Portugal.
A L’Oréal, prioriza o bom ambiente de trabalho, a cooperação, o espírito de equipa e o companheirismo. O caminho faz-se em conjunto e, por isso, é preciso comunicar com os colaboradores de forma clara e transparente, construindo relações duradouras e emocionais. «A Reputação é uma missão de cada colaborador e uma prioridade para os líderes, que são fonte de inspiração e um exemplo de perseverança ao definirem estratégias e prioridades, sem esquecer a ética, compliance e risco operacional. Os nossos líderes procuram antecipar impactos demográficos, tecnológicos ou culturais, gerindo o fluxo de informação global e individual, sempre com foco na Reputação», sublinha.

DIGITAL
O digital permite estreitar relações com os parceiros, colaboradores e consumidores, sendo um veículo fundamental para a construção de Reputação, partilha de mensagens e educação no que toca, por exemplo, à sustentabilidade e novas rotinas de cuidado. «Através dos canais digitais, conseguimos avaliar e criar tendências, comportamentos e antecipar respostas e necessidades dos consumidores. Permite-nos ainda perceber as suas opiniões e preferências em relação aos nossos produtos. O advocacy tem sido um fator bastante relevante na construção da reputação da L’Oréal ao longo dos anos», refere o Country Coordinator da L’Oréal em Portugal.
De facto, a Reputação é uma esfera que está em constantante construção, e portanto, merece toda a atenção. Por exemplo, a L’Oréal tem o programa “Citizen Day”, um histórico de iniciativas de voluntariado de colaboradores. Desde 2010, o Dia do Cidadão permite que os colaboradores da L’Oréal em todo o mundo dediquem um dia inteiro de seu horário de trabalho para apoiar uma organização social ou ambiental sem fins lucrativos. Em paralelo, o Grupo desenvolve iniciativas que visam envolver os colaboradores, como o Share & Care, um plano de benefícios sociais focado em 4 pilares principais: Segurança, Saúde, Enjoy e Equilíbrio. A destacar também, o conceito ‘Go Flex, Go Tech, Go Well’ que foi ponto de partida para a renovação dos escritórios da filial em Portugal e que materializa uma visão de modernidade nas formas de trabalhar, individuais ou colaborativas, mais flexibilidade potenciada pela tecnologia e uma melhoria no bem-estar e work life balance dos colaboradores, além do contributo para uma melhoria da pegada ambiental.
Além disso, diariamente envolve os seus colaboradores naquele que é o Propósito da marca procurando desenvolver iniciativas internas de “employer engagement” que inspiram as pessoas para a missão da empresa, por um lado, e envolvem e motivam, por outro. «Este reconhecimento dá-nos força para continuar a trabalhar como temos vindo a fazer, mas, em simultâneo, faz-nos querer surpreender ainda mais cada um dos nossos stakeholders, fazendo-o de forma consciente com total respeito pela comunidade, pelo planeta e pelas gerações futuras, apoiados em quatro princípios de Ética: respeito, coragem, transparência e integridade. O desafio em termos de sustentabilidade, inovação e tech, o reforço de proximidade com o talento são constantes para irmos mais além e alimentarmos a nossa Reputação diariamente e para nos reinventarmos diariamente e darmos resposta às expetativas dos nossos stakeholders. É este sentimento e ambição e de evolução para criar a beleza que faz avançar o mundo, com uma equipa comprometida, apaixonada e empreendedora, que justifica, mais uma vez, a nossa conquista orgulhosa do n.º1 neste estudo», conclui Gonçalo Nascimento, Country Coordinator da L’Oréal em Portugal.

Este artigo faz parte do Caderno Especial “Reputação”, publicado na edição de Fevereiro (n.º 203) da Executive Digest.






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