Habitat Invest: “Procuramos oferecer a melhor solução habitacional”

Em entrevista, Daniel Tareco, administrador da Habitat Invest, explica os desafios da empresa para 2023.

Qual a história e o posicionamento da Habitat Invest no mercado português?
A Habitat Invest é um promotor imobiliário fundado em 2001 presente em todos os segmentos do mercado residencial, desde o segmento médio ao alto passando ainda pelo segmento dos apartamentos turísticos. Temos actualmente 17 projectos em desenvolvimento correspondentes a quase 2000 fracções residenciais e a mais de 600 milhões de euros de investimento. A Habitat procura oferecer aos seus clientes a melhor solução habitacional em cada um dos segmentos em que está presente.

Quais os principais valores da marca?
A Habitat procura oferecer os melhores produtos em termos de qualidade, inovação e sustentabilidade em cada um dos segmentos do mercado em que está presente.

O que vos distingue face à concorrência?
A Habitat tem-se pautado por, ao longo dos últimos 20 anos em que tem estado presente no mercado, ter vindo a construir relações/parcerias duradoras com os seus principais stakeholders quer eles sejam municípios, arquitectos, engenheiros, empreiteiros ou mediadores entre outros, alicerçadas em confiança, integridade, responsabilidade e comunicação. Este aspecto permitiu-nos chegar onde estamos hoje, e continuaremos a trabalhar diariamente da mesma forma, para continuar a merecer a confiança que nos é depositada pelos nossos clientes.

Qual a estratégia da empresa?
Durante o ano de 2023 a Habitat procurará desenvolver projectos cada vez mais sustentáveis e ESG compliant, pois esta é uma realidade inevitável para todos os sectores da economia e com uma importância primordial no sector do real estate dada a pegada de carbono que o sector representa, cerca de 40% das emissões de carbono ao longo do ciclo de vida dos activos.
Tentaremos ainda ser um dos precursores do mercado Built to Rent, actualmente inexistente em Portugal, e que tanta importância pode vir a ter num país com tantas dificuldades ao nível da habitação e que desesperadamente necessita de soluções alternativas.
Por último, iremos trabalhar no sentido de uma maior industrialização e/ou pré-fabricação (ou modularização) da construção pois em pouco tempo esta poderá ser uma das únicas formas de mitigar um dos maiores desafios que afetam atualmente o sector, que é a falta de mão de obra qualificada.

Qual o vosso maior trunfo?
Os recursos humanos são o principal trunfo para constantemente vingarmos num mercado tão competitivo como o do investimento imobiliário. Continuaremos a investir no desenvolvimento das nossas capacidades internas para além de aprofundar e reforçar as relações com os principais parceiros, para podermos continuar a oferecer as melhores soluções aos clientes.

Este artigo faz parte do Caderno Especial “Imobiliário”, publicado na edição de Abril (n.º 205) da Executive Digest.

Ler Mais