EPGFA – Faculdade de Ciências Humanas – Católica: Resposta aos desafios
A instituição privilegia formações que incluem trabalhos de investigação e aprendizagem em contexto laboral, com simulação de contexto laboral em sala de aula.
A EPGFA aposta em programas permanentemente actualizados, onde são discutidas as questões do mundo contemporâneo e sempre muito adaptadas à realidade. Em entrevista à Executive Digest, Nuno Goulart Brandão, Coordenador da Escola de Pós-Graduação e Formação Avançada da FCH, explica os principais desafios para o futuro.
Como é que a FCH-Católica aborda o desenvolvimento de executivos e quais são os programas que oferece para atender às necessidades desse público-alvo?
Nos dias de hoje, em que a velocidade de criação de novas ferramentas de trabalho é cada vez maior, a formação contínua de executivos é da maior importância, não só para a valorização profissional dos próprios, mas também para a valorização das empresas. No caso da Escola de Pós-Graduação e Formação Avançada (EPGFA) da FCH-Católica trabalhamos para que os nossos programas avançados estejam alinhados com as necessidades do mundo empresarial e profissional, que estão em contante evolução.
Quais os principais objectivos dos programas de formação oferecidos pela EPGFA e de que maneira se diferenciam de outros programas?
A EPGFA aposta em programas permanentemente actualizados, onde são discutidas as questões do mundo contemporâneo e sempre muito adaptadas à realidade. O objectivo é que sejam efectivamente espaços de análise e discussão das questões com que os profissionais se deparam no seu dia-a-dia, com aulas práticas, masterclasses com professores convidados, e ainda formação em contexto real de trabalho. Além disso, contamos com a excelência dos profissionais que integram o nosso corpo docente, o que contribui para que as sessões teóricas sejam colaborativas e com elevada ligação ao mundo real e aos desafios reais dos alunos e profissionais.
Como caracterizam o corpo docente responsável por lecionar nos programas de formação oferecidos?
Todo o corpo docente da nossa instituição é altamente qualificado nas suas áreas de formação e de actuação profissional. Temos vindo a atrair profissionais de topo, com uma sólida experiência académica e profissional, com elevada especialização nas suas áreas de conhecimento. Este tema é válido não apenas para a formação avançada ou pós-graduação, mas em todas as áreas, desde as Licenciaturas, Mestrados e Doutoramentos. A capacidade de trabalharmos para uma educação e formação de alto nível, sempre na vanguarda das últimas tendências do mercado corporativo é da mais alta importância para nós e, ter um corpo docente que não só acompanhe, mas compreenda de forma activa as novidades e os desafios reais do meio empresarial, é fundamental.
Quais são os formatos dos programas de formação oferecidos e como é que estes se adaptam à disponibilidade dos profissionais?
Em termos de pós-graduações e programas avançados, as metodologias mais valorizadas são as que incluem e articulam componentes reflexivas e práticas. Para tal, privilegiamos formações que incluem trabalhos de investigação e aprendizagem em contexto laboral, com simulação de contexto laboral em sala de aula. Além disso, a EPGFA da FCH-Católica todos os anos oferece cursos customizados para as empresas, com o objectivo de procurar dar resposta aos constantes desafios que ocorrem no mercado de trabalho.
Quais são as oportunidades de networking oferecidas que beneficiam os profissionais e as suas empresas?
Precisamente por termos docentes que são especialistas nas suas áreas de formação e profissionais reconhecidos nas suas áreas de trabalho, as oportunidades de networking começam na sala de aula entre docente e formando. Depois, muitos dos cursos incluem masterclasses ou sessões com outros profissionais da área, e com a aprendizagem em contexto laboral, os formandos têm a oportunidade de interligar com profissionais das mais diversas áreas.
Como é que a FCH-Católica incentiva a aprendizagem ao longo da vida, mesmo após a conclusão do programa de formação?
A nossa experiência ao longo dos anos tem-nos demonstrado que, à medida que os profissionais vão investindo na sua formação, seja com pós-graduações ou programas avançados, vão compreendendo o peso real e a vantagem competitiva ganha no processo. Nada como a frequência destes momentos de formação, que incluem os já referidos momentos de networking, de ligação com outras áreas e profissionais, com empresas e organizações várias, para demonstrar o impacto real da formação contínua de profissionais. Não é apenas uma obrigatoriedade legal, ou o próprio processo de aprendizagem mais formal, mas, toda a experiência que marca no início e incentiva ao regresso. À medida que as formações vão sendo desenvolvidas pelos profissionais e executivos, e à medida que as suas carreiras evoluem, regressam à formação à procura da especialização para o passo seguinte nas suas carreiras, em conjunto com outros profissionais e executivos da área, tenham sido, ou não, colegas em formações anteriores.
Como é que os programas da EPGFA contribuem para o desenvolvimento de líderes mais competentes, éticos e com visão estratégica?
As Pós-Graduações e os Programas Avançados da EPGFA estão sempre alinhados numa visão estratégica, sustentável e ética, apanágio do ensino de excelência da UCP em geral e da FCH em particular. E, por isso, quando aplicadas à área de intervenção de cada profissional, trazem benefícios ao profissional, mas também ao empregador. Uma equipa formada e especializada é fundamental para o sucesso profissional e pessoal de cada indivíduo, uma vez que contribui para a vitalidade do mercado laboral, promove a realização e competência dos seus profissionais e impulsiona a conquista de mecanismos de retenção de talento.
Que ofertas formativas têm previstas para o próximo ano letivo?
A EPGFA, no seu conjunto de programas avançados, oferece a Formação Avançada em Inteligência Emocional, uma área cada vez mais relevante nas equipas de Recursos Humanos. Também neste seguimento, a EPGFA tem investido na integração eficaz de práticas éticas de atração e retenção de talento, de comunicação, motivação, liderança e promoção de bem-estar organizacional, através da Pós-Graduação em Desenvolvimento Organizacional e Capacitação de Equipas e Pessoas e da Pós-Graduação em Comunicação Estratégica, bem como na gestão preventiva da reputação das organizações, através da Formação Avançada em Gestão de Reputação e Comunicação de Crise. No que diz respeito ao bem-estar organizacional, a Pós-Graduação em Comunicação e Psicologia Positiva destina-se a potenciar o desempenho, a comunicação interna, o bem-estar, a melhoria, a realização pessoal e emocional dos membros de cada organização.
Temos verificado, também, que as formações específicas em determinadas áreas da comunicação são as que têm tido maior procura. Para este novo ano de 2023-24 temos novas pós-graduações, tais como, a Pós-Graduação em Comunicação, Gestão de Assuntos e Cidadania Organizacional, a Pós-Graduação em Responsabilidade Social e Desenvolvimento Sustentável, a Pós-Graduação em Jornalismo Desportivo e a Pós-Graduação em Comunicação Financeira. Acreditamos que serão estas também as áreas de tendência no próximo ano, pelo que continuaremos a trabalhar para ter uma oferta formativa cada vez mais diversificada e que vá ao encontro das necessidades dos profissionais e das organizações que operam nas áreas de abrangência da Faculdade de Ciências Humanas da Universidade Católica Portuguesa.
Este artigo faz parte do Caderno Especial “MBA, Pós-Graduações & Formação de Executivos”, publicado na edição de Setembro (n.º 210) da Executive Digest.