
Delta, uma marca de rosto humano
Ao longo dos anos, a Delta tem consolidado uma credibilidade que gera confiança e reforça a sua posição nos mercados onde opera. Para a comunidade, colaboradores e consumidores, é uma marca de grande relevância e prestígio, o que lhe garantiu, mais uma vez, o topo do ranking da OnStrategy. Nesta entrevista, Mónica Oliveira, directora de Marketing Cafés do Grupo Nabeiro, reflecte sobre esta distinção e partilha a visão da empresa, focada tanto no legado como no futuro da marca, tão acarinhada pelos portugueses.
A Delta tem vindo a ocupar a primeira posição do estudo de reputação de marca da OnStrategy. Quão importante é este reconhecimento para a marca e para os seus colaboradores?
É com muito orgulho e sentido de responsabilidade que recebemos, uma vez mais, esta distinção para a Delta Cafés. É um reconhecimento da relevância da marca Delta para os portugueses e que resulta do trabalho, dedicação e empenho de uma grande equipa, que todos os dias contribui para a confiança da marca e dos seus produtos. Esta conquista assume particular importância por ser um reconhecimento dos consumidores que elegem a Delta como a marca mais relevante para si. É para responder às suas necessidades que continuamos a melhorar diariamente os nossos produtos, procedimentos, assim como a apostar na inovação para proporcionar cada vez mais experiências à volta de um café Delta.
Quais os principais pilares da estratégia de reputação da marca Delta e que factores consideram essenciais para a construção desta reputação positiva?
Em primeiro lugar, a confiança na marca é inquestionável. Ao longo dos anos, a Delta tem construído uma credibilidade que gera confiança e que contribui para o reconhecimento da marca de forma transversal em todos os mercados onde actua.
Uma cultura muito forte de inovação, promovida top down, tem permitido à Delta continuar a posicionar o café na vida dos consumidores.
A qualidade dos produtos Delta e o compromisso com a comunidade, colaboradores, parceiros e com o consumidor têm sido essenciais para a construção de níveis tão robustos de reputação.
A relação com os vários stakeholders tem colocado a Delta com elevado índices de fidelização e de retenção, o que comprova que uma inovação orientada para o consumidor e para o cliente traz os seus frutos. Estes pilares criam bases sólidas para perpetuar a relevância da marca nos mercados onde actua.
A relação com os consumidores tem sido um pilar fundamental da Delta. Como é que a marca trabalha diariamente para fortalecer essa ligação e para manter a confiança do público?
A proximidade da Delta junto dos consumidores e da comunidade é um dos aspectos mais relevantes para a marca. Somos uma marca portuguesa, que tem construído o seu percurso com um trabalho consistente ao longo dos anos, que quer continuar a sua trajectória de crescimento sustentado e que ambiciona alcançar o topo das marcas de café a nível mundial. Este é um caminho que que não impede que a Delta se mantenha fiel aos seus valores e à sua essência de proximidade, preservando a sua autenticidade.
Num mercado tão competitivo, como é que a Delta consegue inovar e, ao mesmo tempo, manter-se fiel à sua identidade e valores?
Há mais de 60 anos que, na Delta Cafés, acreditamos que uma visão, a longo prazo, centrada na valorização das pessoas, orientada pela sustentabilidade e inovação no nosso negócio, reforçará a nossa liderança no mundo. E é desta forma que temos vindo a trilhar caminho, mantendo a nossa identidade e valores, e acrescentando valor aos diferentes momentos de consumo. Os valores da marca mantêm-se inalterados, a sua essência permanece imutável, mas a marca acompanha a evolução dos hábitos de consumo, das motivações dos consumidores e procura ter um impacto positivo na comunidade.
Estamos sempre focados na inovação, antecipando tendências e no desenvolvimento de novos produtos que vão ao encontro da nossa essência. Acreditamos que só assim se pode construir uma reputação positiva, verdadeira e consistente.
A marca Delta é um símbolo forte em Portugal, mas também tem uma presença internacional. Como é que a empresa equilibra a identidade local com a sua expansão para outros mercados, mantendo uma reputação positiva?
Desenvolvemos uma estratégia que salvaguarda os nossos valores fundamentais com a adaptação às especificidades de cada mercado, não abdicando da nossa essência. Mantemos um forte compromisso com a qualidade e a inovação e, a par do que acontece em Portugal, construímos relações sólidas com parceiros internacionais e estamos particularmente atentos ao feedback dos consumidores, ajustando a nossa oferta às necessidades de cada país. Os hábitos de consumo de café são muito diferentes consoante a geografia onde nos encontramos, mas acreditamos que a Delta tem um papel na valorização da categoria de forma global.
O ranking da OnStrategy mede não só a notoriedade da marca, mas também a sua reputação global. Há áreas em que a Delta pretenda melhorar para consolidar ainda mais esta posição de liderança?
As organizações e os mercados são dinâmicos e há sempre novos desafios a enfrentar e estratégias de melhoria contínua que podemos implementar. Diariamente, temos a responsabilidade de aperfeiçoar cada vez mais os nossos produtos, de manter os nossos padrões de qualidade e reforçar a aposta na inovação, assim como proporcionar novos momentos de consumo de café com a qualidade Delta.
A sustentabilidade e a responsabilidade social têm sido temas cada vez mais importantes para os consumidores. Que iniciativas a Delta tem desenvolvido para garantir um impacto positivo na sociedade e no meio ambiente?
A sustentabilidade está no nosso ADN e trabalhamos continuamente para a conciliação entre o modelo de crescimento económico e de sustentabilidade de todas as nossas empresas, de forma a assegurar o desenvolvimento sustentado do nosso negócio.
Continuamos, assim, comprometidos na aplicação de práticas empresariais ambientalmente sustentáveis, investindo no desenvolvimento de novas tecnologias, e trabalhamos para reduzir o impacto ambiental das nossas operações através da optimização dos processos fabris.
A par da sustentabilidade, a responsabilidade social é um conceito fundamental para o Grupo e uma manifestação viva dos valores do fundador. Desde a sua criação, o Grupo Nabeiro assentou a actividade em valores sólidos e princípios humanos que se reflectiram na criação de uma “Marca de Rosto Humano”, baseada na autenticidade das relações com os vários stakeholders. Ao longo da nossa cadeia de valor, procuramos implementar os valores que defendemos, através das nossas práticas, políticas e princípios, requisitos fundamentais para o desenvolvimento de uma relação sólida e duradoura com todos – colaboradores, parceiros e consumidores – garantindo que os nossos produtos e serviços obedecem de forma integral ao mesmo padrão ético.
Que importância atribuem a rankings como o RepScore para validar e fortalecer a vossa estratégia de reputação?
O RepScore permite-nos avaliar o nosso trabalho e perspectivar o nosso caminho, através de uma avaliação objectiva e abrangente da percepção da marca Delta junto dos consumidores. Através dos resultados podemos identificar pontos fortes e áreas de melhoria, permitindo fazer ajustes às nossas estratégias de forma mais eficaz, e alinhando as nossas práticas com as expectativas dos consumidores. É fundamental medirmos a ligação emocional da marca com os consumidores e a reputação é um dos activos mais importantes para uma marca.
Como pretendem consolidar a vossa posição no ranking nos próximos anos e que mensagem gostariam de deixar aos consumidores que ajudaram a Delta a alcançar este reconhecimento?
Queremos continuar a investir em áreas estratégicas como a inovação e a qualidade, acrescentando relevância a mais e novos momentos de consumo de café. Aos consumidores que ajudaram a Delta a alcançar este reconhecimento, expressamos (intensamente, como um bom café) a mais profunda gratidão, pela sua confiança e a sua lealdade.
Este artigo faz parte do Caderno Especial “Reputação”, publicado na edição de Março (n.º 228) da Executive Digest.