Delta Cafés: Acrescentar valor ao dia-a-dia dos consumidores
A Delta lidera novamente o ranking das marcas mais relevantes e reputadas em Portugal de acordo com os resultados do estudo de Relevância e de Reputação Emocional das marcas com os cidadãos portugueses, divulgado pela consultora OnStrategy. «Esta distinção dos portugueses é especialmente relevante para nós, enquanto marca. É resultado do nosso compromisso em acrescentar valor ao dia-a-dia dos consumidores e da dedicação de todos os colaboradores, reflectindo a excelência em todas as áreas do nosso negócio. Este ranking lembra-nos da responsabilidade de melhorar continuamente os nossos produtos, da nossa aposta na inovação e em proporcionar novos momentos de consumo de café», explica Marco Nanita, director de Marketing, à Executive Digest.
Desde sempre que a Delta criou uma ligação emocional com todos os stakeholders, através do seu fundador, replicando os seus valores e a sua cultura. A natureza familiar do Grupo Nabeiro influencia a cultura organizacional, centrando a liderança em valores humanistas que se reflectem no compromisso a longo prazo perante a comunidade, trabalhadores e todos os parceiros. «Até hoje preservamos os valores de origem e, de forma coesa, desenvolvemos com uma visão de renovação e de inovação o futuro, trabalhando em equipa e com o envolvimento de todos», acrescenta o responsável.
PROPÓSITO
Qual é o Propósito da vossa marca e que valores o definem? «Estamos sempre atentos, à procura de novos desafios e novas respostas. Ao longo de mais de 60 anos continuamos presentes no dia-a-dia dos consumidores através do desenvolvimento de novos formatos para diferentes momentos de consumo, por via da forte aposta do grupo em inovação e sustentabilidade, e na concepção de novos produtos que respondam e satisfaçam as necessidades dos consumidores. Criamos tendências, acrescentamos valor e proporcionamos experiências únicas, este é o nosso propósito e, neste percurso, a inovação é fundamental para sustentar o crescimento e para oferecer aos nossos consumidores um portefólio diversificado», refere Marco Nanita, director de Marketing, à Executive Digest.
Para o responsável, construir reputação é mais do que criar uma boa história. «São necessárias acções robustas, relações positivas e enfrentar os desafios de forma eficaz, mantendo uma relação consistente e de confiança com o consumidor, colaboradores e parceiros». Os colaboradores fazem parte de todo este processo. «A nossa empresa é feita de pessoas e para pessoas e o nosso sucesso deve-se também à forma como os nossos colaboradores interagem e nos representam. Somos uma equipa e trabalhamos juntos para atingir os objectivos».
Marco Nanita sublinha ainda que a reputação constrói-se diariamente. «Está presente em cada ideia e inovação que apresentamos e desenvolve-se tanto nos momentos de grande visibilidade e exposição como nos momentos mais simples. Todos os momentos são relevantes e todos têm impacto significativo na percepção que o consumidor tem da marca». No processo de construção, todos os canais são relevantes porém a disseminação da informação no online caracteriza-se pela sua rapidez. «A presença neste canal é crucial para a nossa reputação uma vez que permite ampliar a interacção, aumentar a nossa visibilidade bem como verificara percepção do consumidor», esclarece o responsável.
SUSTENTABILIDADE
A sustentabilidade é fundamental para todas as marcas. Não há negócio, nem futuro sem sermos sustentáveis. A sustentabilidade entrou definitivamente no quotidiano e na rotina dos consumidores e a consciência ecológica ganhou relevância nas decisões de compra dos consumidores. «Esta é uma consciência global e a nossa missão é continuar a mostrar que é possível conciliar a economia com a ecologia. O caminho de sustentabilidade é prioritário para o Grupo e para todas as suas marcas. Trabalhamos continuamente para a conciliação entre o modelo de crescimento económico e o modelo de sustentabilidade de todas as nossas empresas de forma a assegurar o desenvolvimento sustentado do nosso negócio», sublinha o director de Marketing.
Atendendo ao contexto em que vivemos, os principais desafios da empresa para manter o elevado índice de reputação dentro dos portugueses passa por querer continuar próximos dos portugueses e manter-se atenta a todos os momentos de contacto porque cada um deles contribui para uma ligação e percepção junto do consumidor. «Simultaneamente, desafiamo-nos continuamente a reinventarmo-nos, criar tendências, acrescentar valor e proporcionar experiências únicas», conclui Marco Nanita, director de Marketing, à Executive Digest.
Este artigo faz parte do Caderno Especial “Reputação”, publicado na edição de Fevereiro (n.º 203) da Executive Digest.