
Deloitte: Uma visão de futuro
POR: António Lagartixo, CEO e managing partner da Deloitte
Na era da economia de dados, as tecnologias emergentes desempenham um papel fundamental na transformação digital das empresas e da sociedade. Graças aos rápidos avanços tecnológicos, é possível impulsionar a competitividade e a inovação, criando oportunidades de crescimento económico.
A constante evolução do mercado e a actual volatilidade do contexto macroeconómico, colocam à prova a capacidade de adaptação e consistência das empresas para desenvolverem novas soluções e estratégias de negócio que permitam manter o seu compromisso e missão junto dos stakeholders. É também esse um importante desígnio das marcas, especialmente em tempos conturbados como os que vivemos.
Esse tem sido também o nosso trabalho enquanto marca: a Deloitte soube ao longo dos tempos evoluir a sua estratégia e posicionamento, reforçando a aposta em novos negócios e linhas de serviço, o que nos permite oferecer hoje aos nossos clientes um leque vasto de serviços. À oferta que tradicionalmente disponibilizávamos, juntámos novas soluções e serviços, como Cyber Security, Operate, ESG, Creative Agency ou Legal, posicionando-nos como uma verdadeira one stop shop, capaz de dar uma resposta efectiva e integrada à constante evolução das necessidades e desafios dos nossos clientes.
A par deste investimento na diversificação dos nossos serviços, muito tem contribuído para a evolução do nosso posicionamento a aposta na inovação e na tecnologia, elemento que se assume como o principal motor da nossa actividade em todas as áreas de negócio/serviços. A oferta em tecnologia passa naturalmente pelo desenvolvimento de grandes projectos de transformação, mas passa também pela incorporação de tecnologia e soluções inovadoras nas ofertas mais tradicionais como são os casos de Auditoria, M&A ou Tax & Legal.
Esta aposta na tecnologia e inovação, combinada com o conhecimento profundo do negócio e com especialistas dedicados a cada sector de actividade, tem também permitido alavancar o nosso processo de internacionalização. Estamos actualmente presentes em mais de 70 países, tendo uma forte presença em mercados de elevada maturidade, como é o caso dos EUA, Canadá, Reino Unido, Alemanha ou Médio Oriente. Esta capilaridade geográfica e à escala mundial, é um factor decisivo que nos permite trazer para o mercado português experiência, conhecimento e soluções diferenciadoras de elevado valor acrescentado.
A estratégia da Deloitte assenta em três pilares estratégicos: inovação tecnológica, infra-estruturas e talento. Trabalhando de forma consistente e seguindo esta linha de orientação tem sido possível captar para Portugal um conjunto de investimentos estratégicos para o país, ampliar a nossa rede de escritórios e continuar a atrair o melhor talento nacional. A partir de Portugal, os profissionais da Deloitte estão a oferecer serviços complexos de transformação digital e tecnológica para clientes de diversos sectores de actividade em todo mundo.
INOVAÇÃO TECNOLÓGICA
A nossa liderança na transformação digital e tecnológica garante que Portugal se assume hoje com um Hub Global de Competências Tecnológicas na rede global da Deloitte, permitindo captar um conjunto de investimentos estratégicos da nossa organização a nível mundial, fixando em Portugal diversos centros tecnológicos globais e regionais.
Recentemente captámos para o nosso país, um Global Tech Specialty Center, que como o nome indica, irá disponibilizar serviços de nicho e alto valor acrescentado, à escala mundial. Este centro tecnológico, irá desenvolver um conjunto alargado de soluções e tecnologias, para diversos sectores de actividade e diversas áreas tecnológicas, como banca, seguros, saúde, telecomunicações, retalho e logística.
Estas conquistas são, naturalmente, muito relevantes para a Deloitte, mas também o são para Portugal, na medida que trazem investimento externo ao país, com a consequente entrada de capital em Portugal; têm um impacto nas exportações de valor acrescentado e, não menos importante, ajudam à criação de emprego altamente qualificado, que a Deloitte está a assegurar de forma descentralizada, como é o caso dos escritórios fora dos grandes centros urbanos.
INFRA-ESTRUTURAS
Para que possamos continuar a expandir a nossa actividade, necessitamos de uma rede de infra-estruturas sólida, que permita dar resposta às crescentes mudanças na nossa actividade. No total, estamos a investir cerca de 100 milhões de euros ao longo de 5/6 anos.
Esta aposta estratégica em inovação e tecnologia permitiu-nos captar o Deloitte Tech Campus – Lisbon. Em Janeiro de 2024, a Deloitte anunciou a criação deste centro especializado em tecnologias de última geração, com especial enfoque na Inteligência Artificial Generativa, Transformação Digital e Cibersegurança & Operações de Redes. Este centro, com um investimento total de 45 milhões de euros, servirá de base a mais de 2500 profissionais altamente qualificados nas áreas de inovação tecnológica e transformação digital. Este novo centro irá funcionar de Lisboa para o mundo em articulação com os restantes escritórios da rede Deloitte Portugal, e irá reforçar a nossa capacidade de prestar serviços de alta tecnologia e inovação para o mercado nacional e internacional. Através da criação deste polo físico vamos continuar a apostar na diversificação de serviços de consultoria em inovação e transformação, recorrendo para isso a tecnologias de ponta, como Generative AI Solutions, Data & Analytics, Software Development & Integration, Core Systems Implementation, Cyber Security e Network Operations, entre outras.
Os centros que captámos para Portugal irão funcionar em articulação directa com a nossa rede nacional de escritórios, reforçando a capacidade de prestar serviços de alta tecnologia e inovação para o mercado nacional e mercados internacionais.
REDE NACIONAL DE ESCRITÓRIOS
A estratégia de crescimento da Deloitte em Portugal materializa-se também através da nossa rede descentralizada de nove escritórios que desenvolvem e dinamizam diferentes regiões do país. Braga, o mais recente, é o 9º escritório da Deloitte em território nacional e o 4º fora de Lisboa e Porto, um investimento de aproximadamente 4 milhões de euros, com capacidade para dar suporte até mil consultores altamente qualificados. Estamos a contribuir para fixar talento jovem em regiões do interior, a criar emprego de forma descentralizada e assim a contribuir para o dinamismo socioeconómico dos concelhos e distritos onde os nossos escritórios estão localizados.
TALENTO
Para que possamos continuar a expandir e a diversificar os nossos serviços, além da inovação tecnológica e digital, teremos necessariamente de continuar a apostar noutro pilar fundamental para a nossa actividade: o talento.
Sendo uma empresa de conhecimento, a força da nossa marca está directamente associada ao nosso talento. É por isso que na Deloitte colocamos as nossas pessoas no centro da nossa organização, dando-lhes as ferramentas necessárias para que possam progredir continuamente na sua carreira, num mundo do trabalho cada vez mais desafiante.
Este foco nas pessoas e na sua formação, é ainda mais relevante considerando a diversidade de serviços que oferecemos, de forma a garantir que temos perfis multidisciplinares, quer pelas competências dos serviços que desenvolvem, quer pelo conhecimento profundo dos diferentes sectores de negócio.
Esta aposta na formação materializa- se de diversas formas, mas destacaria em particular o investimento na Deloitte University EMEA, um campus com infra-estruturas de excelência, inaugurado em Paris em 2024, com 22 mil m2 e 260 quartos, do qual somos membros-fundadores. Na Deloitte University EMEA os nossos profissionais, incluindo os de Portugal, têm a oportunidade de desenvolver competências profissionais e formação técnica especializada em áreas cruciais, através de um currículo criado de raiz com base nas mais recentes técnicas de ensino e desenvolvimento, que irá preparar os futuros líderes.
Estamos também a apostar na qualificação e profissionalização dos jovens portugueses e a trabalhar com universidades e politécnicos, assim como com outras instituições públicas que nos permitem continuar a apoiar a fixação de quadros técnicos no país. Acreditamos que esta ligação do mundo empresarial ao mundo académico, é fundamental. Através do BrightStart, um programa que a Deloitte implementou em diversas cidades do País, temos vindo a formar jovens quadros altamente especializados, dando-lhes a possibilidade de conciliar a sua experiência académica com uma experiência profissional em ambiente real de trabalho. Para além de formação académica e profissional, da qual asseguramos as propinas, os jovens talentos são remunerados com uma bolsa mensal pela sua participação em projectos reais da Deloitte. O programa BrightStart começou em 2017 em parceria com o Instituto Politécnico de Setúbal, e o sucesso do programa ao longo dos anos permitiu a sua expansão para outros centros académicos do país.
O desenvolvimento destes 3 pilares – inovação tecnológica, infra-estruturas e talento – tem-se revelado fundamental para a consolidação da nossa oferta e do nosso posicionamento enquanto firma multidisciplinar. Esta evolução permite-nos ter um posicionamento diferenciado, combinando de forma integrada as competências de estratégia e gestão, com um vasto leque de serviços, que suportam a transformação, crescimento e consolidação dos nossos clientes no mercado.
É com grande satisfação que temos registado o reconhecimento dos diferentes stakeholders, nas diferentes linhas de serviço, como comprovam as inúmeras distinções recebidas, como a liderança do ranking da On-strategy, como n.º 1 no ranking de empresas de Audit & Consulting, e pela distinção, pelo 9º ano consecutivo, do estudo da Mergermarket, como líderes no mercado de M&A.
Este artigo faz parte do Caderno Especial “Reputação”, publicado na edição de Março (n.º 228) da Executive Digest.