
CIMPOR: «Temos história porque inovamos»
Da inauguração da primeira fábrica, em 1894, à projecção como uma das três maiores empresas do sector cimenteiro mundial, a CIMPOR construiu uma reputação sólida baseada em marcos históricos e valores inegociáveis. Ignacio Gómez, Chief Commercial Officer da companhia, explora os momentos que definiram a trajectória da empresa portuguesa, os pilares que sustentam a sua imagem de marca e as estratégias que a posicionam na vanguarda da inovação e sustentabilidade. Com um investimento de 360 milhões de euros até 2026 e foco em cimentos de baixo carbono, a CIMPOR não só honra o seu legado, mas também pavimenta o caminho para um futuro mais verde e competitivo na indústria da construção.
Que momentos-chave da história da CIMPOR mais contribuíram para a reputação que têm hoje?
A reputação da CIMPOR é fruto de uma longa história repleta de marcos relevantes. Ainda antes da existência da empresa como a conhecemos hoje, o primeiro momento é sem dúvida a inauguração da fábrica Tejo em 1894, em Alhandra, que fundou a produção nacional de cimento e iniciou a nossa constante busca pela inovação que nos caracteriza. Foi essa busca que levou à construção do primeiro forno rotativo, em 1931 e, depois, em 1960 à construção daquele que era o maior forno no mundo. Estes momentos não só permitiram chegar a posições de liderança, como consolidaram também essa reputação de liderança. Mais tarde, em 1976, a fusão das sete cimenteiras que formaram a CIMPOR – Cimentos de Portugal, E.P., trouxeram outro traço reputacional que ainda hoje perdura: a de empresa portuguesa, fortemente embrenhada no imaginário cultural das pessoas. Mais recentemente, a aquisição pela TCC Global Holdings catapultou a empresa para o top 3 mundial do sector cimenteiro, ampliando a capacidade de investimento e inovação. Comprometida com um futuro sustentável, a CIMPOR investe 360 milhões de euros, até 2026, nas suas três unidades de produção, focando-se no desenvolvimento de cimentos de baixo carbono e outras tecnologias sustentáveis. Esta constante evolução, marcada pela adaptação às dinâmicas do mercado e pelo investimento em tecnologia e sustentabilidade, solidifica a reputação da CIMPOR na indústria da construção.
Que valores fundamentais têm sido inegociáveis ao longo dos anos para sustentar a imagem da marca CIMPOR?
A nossa imagem está de facto alicerçada em valores dos quais nunca abdicaremos: a confiança depositada nos nossos produtos, a excelência operacional com que trabalhamos e o foco inegociável que colocamos nos nossos clientes. Paralelamente, a inovação tecnológica e a sustentabilidade ambiental são pilares fundamentais, bem como o desenvolvimento económico, tanto nacional, como das comunidades em que a empresa está inserida. Enquanto líderes, queremos que os nossos valores sejam também de liderança. Por isso, procuramos diferenciar-nos pela qualidade das parcerias e serviços oferecidos, pelo cumprimento rigoroso dos requisitos legais e pela valorização real das nossas pessoas.
Como se mantém a reputação de uma empresa num sector tão competitivo e exigente?
Para manter a reputação, a CIMPOR foca-se na construção e manutenção de relações de confiança com os seus clientes. Isso implica entender as suas necessidades, oferecer produtos de qualidade, garantir uma comunicação transparente e proporcionar um excelente atendimento, tanto no processo de venda como no pós-venda. Isto é conseguido através de uma relação de proximidade, em que a empresa ouve regularmente o feedback dos clientes, inova de forma contínua para atender as demandas do mercado, fortalecendo relações de parceria e o compromisso com a satisfação dos seus clientes.
De que forma a história da CIMPOR influencia as suas estratégias de inovação?
A nossa história revela a forma como temos sido sempre uma fonte de pioneirismo e de adaptação, que são o motor das nossas estratégias de inovação. Inovamos para sermos competitivos, para liderarmos, para respondermos às necessidades do mercado, para oferecer produtos de cada vez maior qualidade e para estarmos à altura das responsabilidades ambientais do nosso sector. Tanto a implementação do primeiro forno rotativo, em 1931, como a aposta em cimentos de baixo carbono, como é o caso do cimento deOHclay, que substitui o clínquer por argilas calcinadas na sua produção, partilham um denominador comum, que é a nossa vontade de inovar. A nossa história serve como inspiração e guia. Lembra-nos da importância de investir em tecnologias de ponta e de antecipar as necessidades do mercado. O legado de inovação da CIMPOR impulsiona-nos a procurar soluções sustentáveis e a contribuir para um futuro melhor na indústria da construção.
A inovação tem sido um factor essencial para a CIMPOR continuar a ser uma referência no sector. Pode dar exemplos recentes que demonstram essa aposta?
O nosso compromisso com a inovação é demonstrado pelo investimento de 360 milhões de euros em projectos de descarbonização e inovação nas fábricas de Alhandra, Souselas e Loulé, com o objectivo de atingir a neutralidade carbónica até 2050. Este investimento traduz-se em acções concretas, como a modernização de fornos e moinhos para reduzir o consumo de combustíveis fósseis, a construção de recuperadores de calor para gerar energia eléctrica a partir do calor residual da produção e a implementação de parques fotovoltaicos para aumentar o recurso a energias renováveis. Estes exemplos demonstram o nosso empenho em desenvolver soluções sustentáveis e tecnologicamente avançadas, reforçando a nossa posição de liderança no sector.
Como se equilibra a tradição de uma marca consolidada com a necessidade constante de adaptação ao futuro?
Esse equilíbrio é garantido através da crença de que tradição e inovação não são mutuamente exclusivas, mas, antes, forças complementares. Só temos uma história tão longa porque nunca deixámos de ter em vista a necessidade de inovar. Ou seja, só se pode ser uma empresa histórica, com décadas de experiência, porque se manteve ao longo dessas décadas a capacidade para se continuar relevante, para liderar e para responder sempre com sucesso aos desafios do mercado. Em suma, temos história porque inovamos e a nossa inovação está alinhada com essa história. Este equilíbrio permite-nos manter a confiança conquistada ao longo dos anos, enquanto nos posicionamos na vanguarda da indústria cimenteira.
Pode partilhar um desafio significativo que enfrentou desde que assumiu o cargo de Chief Commercial Officer?
Um dos desafios mais significativos tem sido a dinamização e adaptação das nossas estruturas comerciais a mercados cujas necessidades estão em constante evolução. No ambiente competitivo em que nos inserimos, a prioridade tem sido também assegurar o nosso posicionamento nessa competitividade, apontando sempre para a liderança. Nesse sentido, considerando que a qualidade dos nossos produtos é amplamente reconhecida, o reforço da proximidade e do serviço ao cliente têm sido fundamentais para garantir o crescimento da nossa marca e manter essa posição de liderança.
A sustentabilidade está cada vez mais ligada à reputação das empresas. Como a CIMPOR tem inovado nesse campo para responder às expectativas do mercado e da sociedade?
Sendo certo que a sustentabilidade está cada vez mais ligada à reputação das empresas, isso é particularmente notório no sector de construção, que deve ter um cuidado redobrado na garantia que o impacto das operações é mitigado. A nível reputacional a aposta que temos feito no nosso plano de descarbonização já deu os seus frutos, uma vez que os nossos objectivos de sustentabilidade foram recentemente reconhecidos pelo selo SBTi – Science-Based Targets initiative, atribuído em conjunto por entidades como a Carbon Disclosure Project, o Pacto Global das Nações Unidas, a We Mean Business Coalition, o World Resources Institute e a World Wide Fund for Nature.
O sector cimenteiro enfrenta desafios crescentes, desde a regulação ambiental até à evolução tecnológica. Como a CIMPOR se posiciona para manter a sua reputação num cenário de mudança?
O sector enfrenta desafios complexos, desde a regulamentação ambiental à rápida evolução tecnológica e à transição energética. A natureza intensiva em recursos da produção de cimento faz com que a adaptação às novas exigências ambientais, ainda que complexa e dispendiosa, seja absolutamente fundamental e por isso queremos liderar pelo exemplo. Fazemo-lo, essencialmente, através da implementação de novas tecnologias, a construção de infra-estruturas para energias renováveis e a substituição de combustíveis fósseis. O compromisso da empresa foca-se numa gestão responsável dos recursos e na implementação de processos ambientalmente mais sustentáveis, assegurando uma transição eficaz e inclusiva para uma economia verde, sem comprometer a qualidade dos produtos e as necessidades do mercado. Ao conseguirmos manter a qualidade daquilo que fazemos enquanto somos cada vez mais exigentes na mitigação do nosso próprio impacto ambiental, não só salvaguardamos a nossa reputação, como marcamos também a nossa posição de líder de sustentabilidade do sector.
Que estratégias estão a ser adoptadas para fortalecer a presença e a percepção do valor da marca CIMPOR no mercado global?
A nossa integração na TCC Global Holdings foi, evidentemente, um momento muito relevante para a nossa estratégia de globalização. Graças a isso, a marca CIMPOR está agora presente em 14 países de vários continentes. Por outro lado, essa integração também nos dá acesso a uma rede alargada de conhecimento e recursos que potenciam a nossa expansão. Paralelamente, temos vindo a investir estrategicamente em iniciativas de marketing e de comunicação, bem como numa forte presença em eventos e feiras, com o objectivo de destacar o nosso compromisso com a qualidade, a inovação e a sustentabilidade.
Como vê o futuro da CIMPOR em termos de inovação e legado? Quais são os próximos passos para continuar a ser uma marca pioneira?
O futuro da CIMPOR passa pela contínua adaptação às necessidades do mercado e pela oferta de soluções inovadoras aos seus clientes. Isso significa estarmos atentos às tendências do sector e investir em novas tecnologias que melhorem a eficiência e a sustentabilidade. Os próximos passos envolvem reforçar o compromisso com a personalização do atendimento, utilizando dados recolhidos e trabalhados com recurso ao avanço digital, para entender e responder melhor às necessidades dos clientes, e fortalecer parcerias estratégicas. A inovação deve também reflectir-se na forma como a empresa comunica e interage com os seus clientes, garantindo sempre uma experiência de excelência e consolidando a CIMPOR como uma marca pioneira e de referência no mercado.
Este artigo faz parte do Caderno Especial “Reputação”, publicado na edição de Março (n.º 228) da Executive Digest.