CATÓLICA PORTO BUSINESS SCHOOL – Desenvolver competências

As empresas procuram talento. Profissionais capazes de as ajudar a responder a crises e a antecipar-se às exigências dos mercados. E, para isso, procuram a formação certa para os seus recursos humanos. É neste ponto que entra em cena a Católica Porto Business School, com um portfólio abrangente em termos de formação executiva e um MBA com imersão internacional. Ana Côrte-Real, associate dean da Católica Porto Business School, explica à Executive Digest como funcionam estes dois tipo de formação.

Quais as necessidades mais citadas pelas empresas que vos contactam no âmbito da formação de executivos?

Às vezes não é tanto o tipo de formação que está em causa, mas o perfil do candidato em termos de percurso. As empresas procuram perfis com formações, muitas vezes, de áreas distintas, como um licenciado em nutrição, com uma PG em Marketing, para trabalhar num departamento de marketing de uma empresa alimentar. As empresas querem o trabalhador certo para a necessidade sentida e têm cada vez mais a noção clara de que determinada formação sinaliza, muitas vezes, um nível de competências e de capacidades que aumenta a probabilidade do “match” existir.

As empresas procuram ainda formações com uma forte componente nas áreas comportamentais, sem prejuízo de se referenciarem aspectos práticos inerentes a qualquer actividade de um gestor. Procuram formatos de formação que incluam expressão dramática, outdoors, expressão escrita e actividade física, a par da formação dita mais técnica nas áreas de finanças, estratégia e marketing. Razão pela qual todas as nossas formações de executivos apostam fortemente nas Soft Skills, independentemente da sua área de especialização.

A reconversão de carreiras é uma necessidade diagnosticada pelas empresas portuguesas?

Para as empresas, a questão da reconversão de carreiras deverá ser enquadrada num âmbito mais abrangente. É, muitas vezes, fruto da necessidade que as empresas têm de adaptar os seus recursos humanos às suas necessidades. É a procura do casamento entre as skills dos recursos e as necessidades detectadas. Por exemplo, as competências exigidas a um director de marketing ou a um director financeiro não são hoje as mesmas de há 10 anos. Nesse caso, não existe a necessidade de reconverter carreiras, mas sim de dotar esses profissionais das novas competências necessárias, potenciando todas as que já possuem. Sentimos que esse é o grande desafio para a gestão do talento nas empresas portuguesas e é essa a razão pela qual muitas delas nos contactam.

A questão da reconversão de carreira é uma realidade que nos chega através dos alunos. As razões são diversas, desde a procura por novos desafios até à vontade de criar projectos empreendedores.

De que forma o MBA Executivo da Católica Porto Business School contribui para esta reconversão de carreiras?

Acreditamos que mais do que reconverter carreiras, o MBA Executivo da Católica Porto Business School transforma carreiras. Não é preciso mudar de área, sector ou profissão para se proceder a uma profunda transformação na nossa vida profissional.

O MBA Executivo tem como missão desenvolver os líderes que pretendam ter um impacto positivo na sociedade, melhorando a qualidade da gestão das empresas portuguesas e internacionais. É um programa que apresenta aos alunos as mais recentes práticas da gestão, dotando-os de conhecimentos técnicos que farão a diferença na capacitação dos mesmos. Mas vai muito além disso. O MBA Executivo trabalha um programa de desenvolvimento pessoal para cada aluno com vista ao desenvolvimento das suas soft skills com o objectivo de o tornar um gestor mais completo.

O MBA Executivo da Católica Porto Business School apresenta aos alunos a oportunidade de trabalhar em projectos reais oriundos de diferentes organizações, como startups, PMEs e grandes grupos empresariais. Pode dar alguns exemplos de projectos integrados em formações?

Um dos eixos estratégicos da Católica Porto Business School é a inter-relação empresarial. Este facto faz com que o MBA Executivo seja desenvolvido em ampla parceria com o tecido empresarial, respondendo às necessidades actuais do mercado.

A ideia de que as escolas de gestão funcionam como “aceleradores” de conhecimento por via da sua capacidade para sistematizar e estudar práticas e experiências empresariais levaram-nos a idealizar o Clube de Empresas, uma plataforma de residência de vários projectos que partilham em comum o envolvimento das empresas no processo de formação e desenvolvimento dos gestores, tendo em vista profissionais mais bem preparados.

O Clube de Empresas é composto por 17 empresas que irão assegurar as visitas de estudos, sessões de contacto com os seus CEOs, participação no Conselho Consultivo do MBA, participação em seminários e fornecimento de casos de estudo que suportarão os projectos de parte dos módulos lectivos. O Clube de Empresas do MBA Executivo é constituído por: Alves Bandeira, Amorim, Attentive. us, Brasmar, Colep, Doctor Gummy, EDP, Kirchhoff, Liminal, MDS Group, Nors, Parfois, Ramirez, Schmitt + Sonh Elevadores, Sogrape, Sonae e Yetman.

O MBA Executivo da Católica Porto Business School integra as Semanas Internacionais, na Alemanha e na Esade em Barcelona. Em que consistem estas Semanas Internacionais e quais as mais-valias que proporcionam aos alunos?

Na Semana Internacional na Alemanha, os alunos do MBA Executivo terão a oportunidade de frequentar workshops sobre geopolítica e sobre a realidade económica e social alemã. Para além destas sessões, esta semana inclui visitas a empresas e instituições, em diferentes locais e de diferentes sectores, de forma a que os alunos contactem com as diferentes realidades da Alemanha.

A semana de Barcelona dá atenção à realidade global de uma empresa. Trata-se aqui de proporcionar aos alunos uma experiência interactiva que integra os conceitos mais relevantes da Gestão Estratégica num jogo de simulação, acompanhado pelo corpo de professores da ESADE Business School, que ajudará os alunos a reflectir estrategicamente sobre as várias opções empresariais.

Em que consiste a avaliação de 360º dos alunos num MBA?

A realização de um MBA tem, naturalmente, o objectivo de desenvolver as competências técnicas, mas tem, igualmente, o objectivo de desenvolvimento pessoal. De forma a tangibilizar o outcome do percurso do MBA Executivo da Católica Porto Business School, incluímos no início, e no fim, uma avaliação 360º. Esta avaliação pretende desenvolver competências sociais-relacionais. Através deste diagnóstico 360º (“A minha liderança”), cada participante melhora o conhecimento de si próprio/a e acede a uma sessão de coaching personalizado.

Qual a importância deste tipo de formação do ponto de vista do desenvolvimento pessoal do aluno?

Na Católica Porto Business School acreditamos que a formação de um gestor tem de ir muito além das competências técnicas e que a mesma não se pode esgotar na sala de aula. A frequência do MBA Executivo é uma experiência transformadora para quem o frequenta por várias razões: permite-lhe desenvolver um plano de carreira individual, receber feedback de desenvolvimento e reforçar as suas competências comportamentais; dá-lhe a oportunidade de integrar uma turma com diversos backgrounds de formação e experiência profissional, o que lhe permite contactar com outras formas práticas. Muitas vezes, a melhor forma de termos capacidade crítica para vermos e analisarmos a nossa realidade é sairmos da mesma, tendo contacto com realidades diferentes que nos ajudam a fazer paralelismos com a nossa; possibilita-lhe a frequência de diversas actividades de teambuilding, tais como a vela, o padel ou a expressão dramática, desenvolvendo competências essenciais num gestor e, acreditamos nós, num cidadão do mundo actual preocupado em ser um activo construtivo na sociedade em que vive; finalmente, mas não menos importante, porque voltar à escola é sempre um processo positivo. Acreditamos que a formação ao longo da vida é um pressuposto essencial para o gestor que se quer manter actualizado e que pretende reforçar competências ou adquirir novas, de forma a estar preparado para os desafios actuais e futuros e, no caso do MBA Executivo, a ajudar as empresas a enfrentarem esses desafios com sucesso.

Ler Mais





Comentários
Loading...