A NATO intercetou dois jatos russos perto da fronteira finlandesa com a Noruega, avança o ‘The Mirror’, adiantando que as aeronaves do Kremlin foram avistadas na costa de Finnmark, no norte da Noruega, por dois caças F-35.
Segundo o jornal, o Mikoyan MiG-31 ‘Foxhound’ e o Sukhoi Su-24 ‘Fencer’ recuaram para o leste depois de serem intercetados pelos dois aviões da Noruega.
“O F-35 identificou duas aeronaves russas ao norte de Finnmark hoje”, revelou a Força Aérea Norueguesa acrescentando que “o centro de controlo detetou-as e NATO ordenou aos nossos F35 que os intercetassem”.
Stine Barclay Gaasland, porta-voz da Força Aérea Norueguesa, disse que os jatos russos poderiam ter provocado uma “ação mais agressiva” se entrassem no espaço aéreo da Noruega, revela o jornal.
Isto acontece numa altura de crescentes tensões entre a Rússia e a Escandinávia, depois de a Suécia e a Finlândia terem decidido aderir à NATO.
A invasão da Ucrânia pela Rússia , que chama de “operação especial”, destacou as vulnerabilidades da Suécia e da Finlândia, apesar de sua estreita cooperação com a NATO nos últimos anos.
Moscovo, que partilha fronteira com a Finlândia, disse que seria um erro o país juntar-se à aliança transatlântica e que isso prejudicaria os laços bilaterais.













