Cabaz de bens alimentares dá ‘tombo’ de quase 6 euros: atum e bróculos foram os produtos que mais subiram de preço na última semana

Desde o início do ano, este cesto de bens essenciais aumentou 3,79 euros (mais 1,6%)

Executive Digest
Julho 24, 2025
18:17

O atum posta – tanto na versão azeite como óleo vegetal – e os bróculos foram os produtos que mais subiram de preço na última semana, de acordo com a análise semanal da DECO PROteste dos preços de um cabaz constituído por 63 produtos alimentares essenciais, que é feita desde fevereiro de 2022 [data da invasão da Ucrânia pela Rússia] e com a escalada da inflação.

A contrariar a tendência está o preço do cabaz alimentar: depois de na semana passada ter atingido o valor mais elevado desde 2022, esta semana o preço dos 63 bens essenciais deu ‘um tombo’ de quase 6 euros (mais concretamente 5,83 euros), ou seja, uma redução de 2,67% – de 245,79 para 239,95 euros.

Desde o início do ano, este cesto de bens essenciais aumentou 3,79 euros (mais 1,6%). No último ano, por outro lado, custava menos 12,86 euros (menos 5,66%). Já a 5 de janeiro de 2022, quando a DECO PROteste começou a monitorizar o custo do cabaz alimentar, o preço era de 187,7 euros, menos 55,25 euros (menos 27,84%).

O cabaz inclui Carne, Congelados, Frutas e Legumes, Laticínios, Mercearia e Peixe, sendo considerados, entre outros, produtos como Peru, Frango, Carapau, Pescada, Cebola, Batata, Cenoura, Banana, Maçã, Laranja, Arroz, Esparguete, Açúcar, Fiambre, Leite, Queijo, Manteiga, entre muitos outros.

Top de produtos com maior variação

Os produtos com maior variação de preços face à semana anterior, desde o início do ano e face ao período homólogo foram os seguintes:

Partilhar

Edição Impressa

Assinar

Newsletter

Subscreva e receba todas as novidades.

A sua informação está protegida. Leia a nossa política de privacidade.