Depois da Finlândia, é a vez da Bulgária proibir a entrada de carros com matrícula russa no país. A medida, anunciada pelo responsável da polícia de fronteira búlgara, Anton Zlatanov, deverá entrar em vigor já a partir de hoje.
“Estamos a tarabalhar muito afincadamente deste quinta-feira até hoje [domingo]. Estou muito confiante de que a proibição de entrada de carros vindos da Rússia entrará em vigor até amanhã [esta segunda-feira] ao fim do dia”, indicou o responsável.
Anton Zlatanov recordou ainda que “os camiões e autocarros com matrícula russa estão proibidos há vários meses”.
O chefe da polícia de fronteira da Bulgária assinalou que a proibição e o controlo na fronteira vai abranger todos os veículos com matrícula russa, bem como os bens que transportem e que são alvo de sanções da UE em vigor. O responsável não especificou quantos carros com matrícula russa entram na Bulgária por mês, mas destacou que “não são muitos”.
A Bulgária junta-se assim à Finlândia, Noruega, Polónia e países do báltico na aplicação da proibição de entrada de veículos russos no território nacional.
Neste caso, a medida poderá ter sido ‘acelerada’ tendo em conta a nova ronda de mobilização para a guerra, anunciada pela Rússia e pelo receios de que, tal como na primeira vez, milhares de russos tentem fugir do país para não serem obrigados a ir combater na Ucrânia.














