Brexit: Hipóteses de alcançar acordo nos próximos dias disparam para 80%, prevê JP Morgan

As probabilidades de ser alcançado um acordo comercial no âmbito do Brexit nos próximos dias, segundo as projeções do JP Morgan, passaram de 67% para 80%, à luz dos avanços dos negociadores do Reino Unido e União Europeia que ainda tentam fechar o documento final.

A dias do fim do prazo para se chegar a um acordo, os analistas estimam que as conversações do Brexit cheguem a bom porto esta semana, uma vez que Bruxelas parece disposta a comprometer-se às exigências do primeiro-ministro britânico, Boris Johnson, particularmente no que toca aos direitos de pesca.

“Desde o verão, colocámos as probabilidades de um acordo em cerca de dois terços (67%), e de não haver acordo num terço (33%)”, informou JPMorgan, em nota citada pelo Independent.

“Dado o recente fluxo de notícias, a probabilidade de um acordo está claramente a crescer, e por isso mudamos a nossa avaliação para 80-20, a favor de um acordo”, acrescentou.

O negociador do bloco europeu, Michel Barnier, disse durante as conversações virtuais desta segunda-feira que os negociadores estavam a ficar sem tempo, salientando que “ainda subsistem divergências fundamentais”.

Ambas as partes indicaram que para chegar a um acordo sobre questões-chave, incluindo a pesca, a governação e a igualdade de condições, os negociadores precisam de se reunir pessoalmente.

O Reino Unido abandona o mercado único e a união aduaneira da UE no final do ano, e sem um acordo, poderá haver tarifas e quotas impostas ao comércio com o bloco.

Ler Mais

Comentários
Loading...