Brexit: Governo britânico gastou 500 mil libras em viagens de negociações

O governo britânico gastou quase 500 mil libras em viagens de avião e de comboio para Bruxelas, nos últimos três anos, devido ao Brexit, de acordo com o ‘The Guardian’.

Esta é apenas uma parte de um total de mais de mil milhões de libras, que o governo estima ter gasto com a situação, acabando por reflectir o custo da abordagem falhada de Theresa May ao Brexit, que originou três anos de negociações prolongadas com a UE.

Um pedido enviado ao Departamento de Saída da União Europeia (DExEU), recentemente dissolvido, mostrou que as viagens realizadas entre a data do referendo da UE, em 2016 e 31 de Dezembro do ano passado, custaram ao governo britânico mais de 465 mil libras.

Em 2016, ano em que David Cameron tentava garantir reformas na UE, o governo gastou apenas 20 mil libras em viagens a Bruxelas, já em 2017, o número subiu para 237.305 libras.

No total, funcionários e ministros realizaram 2.241 viagens de ida e volta a Bruxelas no mesmo período, com uma média de 198,43 libras por viagem, apenas de ida.

Sam Packer, gestor de campanha da ‘TaxPayers’Alliance’, disse que «os contribuintes não esperam que o seu dinheiro, conseguido a muito custo, seja gasto com funcionários que viajam pelo canal», e ressalvou: «Claro que viagens ocasionais são necessárias, mas os custos são ridículos, tendo em conta o número de funcionários britânicos permanentemente sediados em Bruxelas», terminou citado pelo ‘The Guardian’.

A estratégia de negociação prolongada de May e o fracasso em promover um acordo parlamentar em 2017, fizeram com que o DExEU gastasse mais de 200 mil libras em despesas de viagem, em cada um dos dois últimos exercícios fiscais.

O departamento gastou mais em viagens em Março de 2018 do que em qualquer outro mês, coincidindo com a primeira publicação do acordo de saída.

O ‘Institute for Government’ estimou, em 2017, que o custo total do Brexit poderia mesmo atingir os dois mil milhões de libras.

Ler Mais
Artigos relacionados
Comentários
Loading...

Multipublicações

Marketeer
Quer ir ao Burning Man? Cuidado com os bilhetes falsos
Automonitor
#Ensaio – Mercedes-Benz GLC 220d – A medida perfeita