O Brasil de Lula da Silva convocou uma reunião virtual de líderes do BRICS para esta segunda-feira: em cima da mesa vai estar a discussão da “defesa do multilateralismo”, mas também haverá espaço para debater as tarifas impostas pelo presidente dos EUA, Donald Trump, revelou a agência ‘Bloomberg’.
Recorde-se que o BRICS é formado por Brasil, Rússia, Índia, China e África do sul, como fundadores, e mais seis países: Arábia Saudita, Egito, Emirados Árabes Unidos, Etiópia, Indonésia e Irão.
Oficialmente, relatou a publicação ‘Exame’, o objetivo da reunião é abrir espaço para os membros plenos do BRICS nos principais eventos internacionais dos próximos meses, como a Assembleia Geral da ONU (23 de setembro), a COP30, que vai decorrer em Belém, no Brasil, e a cimeira de líderes do G20, na África do Sul, ambos em novembro.
As tarifas de Trump também serão discutidas: tanto o Brasil como a Índia receberam tarifas de 50% pela Casa Branca, sendo que Moscovo tem sanções ativas na sequência da invasão da Ucrânia.












